A Prefeitura de Macaé, por intermédio do Transporte Social Universitário (TSU), recebe até 1⁰ de março inscrições de novos alunos para o cadastramento no Programa de Transporte Universitário Gratuito e renova o cadastro dos estudantes já beneficiados.
As inscrições são realizadas na sede do TSU – Avenida Rui Barbosa, número 275, Galeria Macaé Fashion (Calçadão), sala 206. Os documentos necessários (cópias) são: Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência em seu próprio nome, declaração de matrícula, comprovante de renda de todos os integrantes da família e comprovante de vínculo com o município nos últimos dois anos, e uma foto 3x4. Quanto ao comprovante de residência, há exigência de estar no nome do aluno ou dos pais. Mais informações pelos telefones 2762-1796 e 2772-0350 (ramal 250).
“O TSU não aceita comprovante de residência em nome de terceiros”, ressalta o coordenador Geral do TSU, João Batista da Costa Júnior. Ele informa que é necessária a apresentação da cópia da renda familiar (contra-cheque e ou Declaração do Imposto de Renda e ou Carteira de Trabalho) e ou Contrato de Locação (registrado em cartório).O comprovante de vínculo com o município por dois anos, no mínimo, pode ser o Histórico Escolar e ou o IPTU de 2009 e 2010 e ou Contrato de Trabalho e ou Contrato de Locação registrado em cartório.
João Batista observa que, com relação aos matriculados em universidades particulares, terão prioridade os que fazem cursos não oferecidos pelos estabelecimentos particulares instalados em Macaé. Para quem está matriculado em universidades públicas, não há restrições de cursos.
Recadastramento – Ele informa que, para quem é cadastrado e pretende continuar utilizando o programa (a renovação é semestral), basta se dirigir à sede do TSU com a cópia do comprovante de matrícula (declaração de matrícula e ou cópia de boleto bancário atual junto com o comprovante de pagamento e a carteirinha do órgão), para entregar na Coordenadoria do TSU. até 1⁰ de março.
Segundo o coordenador, atualmente, 49 linhas de ônibus servem aos beneficiários, assim distribuídas: Para o município de Campos, 12 à noite, quatro pela manhã e um à tarde; Rio das Ostras – um pela manhã e um à noite; Quissamã – um à noite; para Cabo Frio – um ônibus pela manhã, um à tarde e um à noite, de segunda a sexta-feira. Da Região Serrana saem dois à tarde para diversas universidades – UFRJ, UFF, CEFET, FAFIMA, Estácio de Sá, UNIGRANRIO, UNIDERP. Aos sábados, segue um ônibus para a cidade do Rio de Janeiro, um para Niterói e um para São Gonçalo. Aos domingos, saem cinco ônibus para o município do Rio de Janeiro, com retorno às sextas-feiras.
Batista afirma que foram beneficiados 1,7 mil estudantes no segundo semestre de 2011. “Em 2005, o serviço atendia a 3,4 mil alunos. Com a inauguração da Cidade Universitária, pela ampliação da oferta de cursos, o número de novos cadastrados foi caindo, da média de 400 para 100 por ano. À medida que crescer a oferta de cursos em Macaé, deverá diminuir a demanda, a procura por este serviço da prefeitura”, finalizou.