UFRJ, UFF e FeMASS se destacam na avaliação do MEC

18/01/2011 10:30:54 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Cursos funcionam na Cidade Universitária

O Ensino Superior Público de Macaé se destacou no último Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, divulgado no último dia 14. As Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), além da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), obtiveram resultados positivos na avaliação. O curso de Direito oferecido pela UFF/Macaé foi considerado o melhor do estado do Rio de Janeiro. A UFRJ ocupou a primeira colocação no ranking das melhores instituições de ensino superior e FeMASS ocupou a 38ª oitava colocação entre faculdades e instituições desse segmento.

- O resultado reflete a qualidade do ensino superior que tem sido oferecido no município e o investimento em toda a sua logística, como professores, pesquisa, bolsas e estrutura física, comemorou o secretário de Educação e presidente da Fundação Educacional de Macaé, Guto Garcia, lembrando que Macaé concentra ainda seis dos dez cursos mais procurados no país (entre eles Administração Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia, Biologia).

De acordo com o secretário, a avaliação demonstra também que o município está conseguindo democratizar o ensino, uma vez que os alunos que estão se formando são prioritariamente de Macaé. Esta é a proposta da prefeitura dentro de sua iniciativa de acesso ao ensino superior: torná-la acessível ao macaense.

O índice adota uma escala de 1 a 5, sendo que são aprovadas aquelas que recebem classificação acima de 2. A UFRJ obteve classificação 5, a UFF, 4, a FeMASS obteve 3. Apenas 66 instituições conseguiram classificação máxima. O Índice Geral de Cursos do MEC é (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, lembra que as universidades e a faculdade aprovadas se encontram no complexo universitário de Macaé, a Cidade Universitária, que desde 2007 passou a reunir em um só local as instituições públicas de ensino superior.

- Com a FeMASS foram iniciados os cursos de Administração, Sistemas da Informação e Engenharia de Produção. Em 2008 a UFRJ, dentro de seu processo de interiorização implantou no município seus primeiros cursos (Química, Ciências Biológicas e Farmácia) e no ano seguinte as licenciaturas em Medicina, Enfermagem e Nutrição, lembrou o prefeito.

Em 2010, mais três novos cursos na área de engenharia ampliaram a oferta para o ingresso ao ensino superior; Engenharia de Produção, Mecânica e Civil. Hoje, a Cidade Universitária possui mais de três mil alunos matriculados em seus 12 cursos.

- Temos investido na educação como um todo, integrando o ensino em suas diferentes modalidades (Educação Básica, Ensino, Médio, Profissionalizante e Superior) criando assim uma continuidade no aprendizado, onde nossos alunos podem iniciar e finalizar seu ciclo de escolaridade em uma unidade de ensino público, de qualidade e gratuito, ressaltou a vice prefeita de Macaé, Marilena Garcia.

Ela, que ficou à frente da Secretaria de Educação em 2009, ressaltou algumas ações que demonstram as iniciativas positivas no ensino público da modalidade.

- Nosso programa de incentivo à interiorização, oferecendo bolsas de estudos e cursos de extensão, e a construção de laboratórios para os cursos da área de saúde são ações que fomentam a melhoria da qualidade do ensino tanto para alunos quanto para professores, disse Marilena.

Para este ano as ações continuarão. Desta vez Macaé se tornou o primeiro município fora o Rio de Janeiro a ser contemplado com um programa de pós-graduação da UFRJ. Dois cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Ciências Ambientais e Conservação e Produtos Bioativos e Biociências.

As aulas já começam em março. O período de inscrição se encerra em 15 de fevereiro e a seleção acontece nos dias 21, 22 e 23 de janeiro. A UFRJ abriu neste ano vinte e três vagas com previsão de dezoito vagas anuais.