A campanha educativa “Cuidando da Nossa Praia” termina, neste fim de semana (25, 26 e 27), e nada melhor do que fazer o encerramento na praia dos Cavaleiros a mais movimentada da cidade. De sexta a domingo os profissionais da Secretaria de Ambiente (Sema) estarão na tenda montada próximo ao Bar Adonias, distribuindo sacolinhas de lixo retornáveis e dando orientações de educação ambiental.
A campanha já distribuiu 3.250 sacolinhas retornáveis e atingiu cerca de 9.750 pessoas, já que, para cada barraca, aproximadamente três pessoas utilizam o lixinho. A tenda do Cuidando da Nossa Praia fica montada sempre das 8h às 16h.
No último fim de semana, a tenda ficou na praia de Imbetiba e mais uma vez as crianças deram uma lição de cidadania. Elas foram à tenda, perguntaram e participaram ativamente do processo. Dois meninos chegaram a levar uma água-viva para mostrar aos profissionais da Sema e o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, aproveitou para explicar que elas servem de alimentos para as tartarugas marinhas.
- A praia de Imbetiba é considerada uma área de proteção das tartarugas marinhas e, por isso, é preciso ter muita atenção com o lixo, principalmente os sacos plásticos de sacolés, pois elas confundem estes sacos transparentes com água-viva e acabam ingerindo, ficando doentes e até morrendo asfixiadas, informou o secretário.
Para Maxwell, a Campanha Cuidando da Nossa Praia superou as expectativas. “Desde 2009 estamos trabalhando a conscientização das pessoas e, com certeza, podemos notar cada vez mais que a população está mais consciente em relação ao lixo”, disse.
O secretário salientou que outras atividades também fizeram parte do trabalho e somaram à campanha. “O trabalho constante de fiscalização de monitoramentos nas redes de água pluviais e de esgoto no bairro Cavaleiros e em toda a orla do município e o fechamento de ligações clandestinas de esgoto na orla são atividades que estão dentro do programa e que têm um único objetivo: a não poluição da praia e um meio ambiente cada vez mais saudável e sustentável”, reforçou.
As análises de balneabilidade também são frutos da campanha. “Após dois anos de conscientização fizemos, em parceria com o IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia) as análises da água e constatamos excelente quase todas as praias de Macaé. Isso é um resultado excelente para nós”, finalizou.