logo

Uma nova esperança de dias melhores

09/04/2013 15:01:00 - Jornalista: Celine Moraes

Foto: Flávio Sardou e Bruno Campos

Prefeito entrega 64 apartamentos da primeira etapa do Programa Municipal de Urbanização de Assentamentos Precários da Nova Esperança

A vida da dona de casa Odília Giovani da Silva mudou completamente desde a segunda-feira (8). Em vez da casa erguida com mínimos recursos em uma área que colocava a vida dela, do marido cadeirante e dos quatro filhos em risco, Odília agora é proprietária de um dos 64 apartamentos localizados na Rua Sergipe, do bairro Nova Esperança, em Macaé. A dona de casa foi a primeira moradora a receber as chaves das mãos do Prefeito Dr. Aluízio, que entregou de forma simbólica as unidades habitacionais durante evento oficial realizado no bairro na noite desta segunda (8).

A entrega das 64 unidades habitacionais faz parte da primeira etapa do Programa Municipal de Urbanização de Assentamentos Precários (da Nova Esperança), projeto da Prefeitura de Macaé coordenado pela Secretaria de Habitação, em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes representantes da Secretaria de Habitação e Caixa Econômica Federal, além de secretários municipais, vereadores e moradores da região.

Com as obras iniciadas há três anos, os moradores agora poderão desfrutar de um apartamento de cerca de 70 metros quadrados divididos em sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, com ônibus na porta e rua com pavimentação em andamento. Além disso, o apartamento de número 104 do Bloco C, que será de Odília, foi projetado para atender às necessidades especiais do marido que é cadeirante.

“É uma emoção muito grande receber esse apartamento porque só quem mora aqui sabe da necessidade pela qual passamos. Tenho um esposo cadeirante, morávamos em um local de difícil acesso e sempre precisávamos de ajuda. Mas é muito gratificante ver que a prefeitura conseguiu levantar uma equipe disposta a ajudar o próximo, porque foi através dessa união que consegui a casa dos meus sonhos e, hoje, posso dizer que tenho uma moradia digna pra criar meus filhos e cuidar da minha família”, declarou a dona de casa, emocionada.

Quem também não conseguiu esconder a emoção foi o aposentado Deodato Oliveira, o segundo a receber as chaves do novo apartamento localizado no andar térreo do Bloco D do conjunto residencial, que vai dividir com a esposa e com o filho.

“Para outros pode não ser muita coisa, mas para nós é uma grande honra receber esta casa. Já passamos por muitas dificuldades, mas agora nossa esperança reacendeu, não precisamos mais conviver com o medo de desabamento e nem com o esgoto dentro de casa. Agora temos uma casa maravilhosa, com ônibus na porta e o melhor de tudo, vivemos com nossa família em segurança. Nossa vida melhorou 100% e acredito que a prefeitura ainda fará muito pelo nosso bairro e pela nossa cidade”, destacou Deodato.

O Prefeito Dr. Aluízio ressaltou que a construção e a entrega das 64 unidades habitacionais vêm para resgatar a autoestima dos moradores da região:

“Precisamos estar juntos neste novo desafio. Isso não é mérito das pessoas que estão sentadas aqui hoje, o mérito é todo da população. Não ganha o prefeito em inaugurar uma obra, ganha a sociedade em morar com mais dignidade e respeito e esta é que deve ser a nossa verdadeira ambição. O que a gente quer e precisa fazer é oferecer para a nossa população, para a nossa gente, uma jornada com mais qualidade de vida. O que a gente quer são as crianças mais alegres, vivendo com menos lama e esgoto empossado e com mais água. Que a dona de casa possa ter uma cozinha digna para fazer a alimentação de sua família e que o trabalhador vá e retorne de seu emprego em um transporte coletivo decente”, disse.

O prefeito ressaltou que este é apenas o início de uma nova fase, que significa o começo de uma nova esperança para estas pessoas. “O que a gente quer é que Deus nos dê fé para que a gente possa oferecer pra Macaé a cidade que tanto almejamos ter e que há tanto tempo se espera. Que a família de vocês possam desfrutar de um verdadeiro lar, em um ambiente de paz, de harmonia e que possa contagiar a todos da Nova Esperança para que a gente possa ter mais água, mais escola, mais cultura, mais alegria e uma fé mais renovada”, completou Dr. Aluízio.

A mudança efetiva das famílias para o conjunto residencial começa nesta terça-feira (9) e será realizada pela equipe da Secretaria de Habitação com o apoio da Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e Guarda Municipal. A Secretaria de Desenvolvimento Social também apoiará os trabalhos de mudança, juntamente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), oferecendo alimentação às famílias durante este período.

As antigas habitações ficam localizadas em áreas de extremo risco nos bairros Nova Esperança e Nova Holanda, como às margens da linha do trem e nas proximidades do Rio Macaé, sendo necessária a demolição das mesmas. Também será realizado um trabalho de urbanização no espaço para evitar novas ocupações irregulares.


Fotos Relacionadas