A União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) realizou um chá beneficente na Maçonaria Gonçalves Ledo, encerrando a programação do Outubro Rosa. O evento, que arrecadou cerca de R$ 4 mil, terá renda revertida para aquisição de exames de mamografia e ultrassonografia, destinados a mulheres de baixa renda. A ocasião, também contou com bazar, além da venda de livros e camisas da instituição.
A presidente da Unamama, Marialva Gentil, informou que, nesta semana, foram comprados exames na EcoArt, permitindo a continuidade do trabalho da instituição que além de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, faz doações dos exames às mulheres de baixa renda.
- Vendemos cerca de 200 convites e já iniciamos as compras dos exames. O chá superou nossa expectativa e a participação da comunidade foi importante. Diversos comércios contribuíram para esta ação. A Maçonaria, por exemplo, fez doação do espaço e o Lions Clube de Macaé nos apoiou com a compra de diversos convites. Em breve, realizaremos um bazar de roupas e acessórios na Escola Municipal do Botafogo, ressaltou Marialva Gentil.
O livro da vice-prefeita Marilena Garcia “Câncer de mama: redes de ação e afeto” também foi vendido para apoiar as ações da Unamama. “O sucesso das ações beneficentes da instituição comprovam a credibilidade do trabalho da Unamama. O jantar, em agosto, e o chá, em outubro, foram sucessos absolutos de adesão. As pessoas ajudam porque sabem que o trabalho é sério. Uma das propostas é incentivar as mulheres a praticarem regularmente o auto-exame das mamas e fazer a mamografia uma vez por ano. Temos que agradecer o apoio de Elcio Pontes, presidente da Loja Maçônica Gonçalves Ledo, e ainda Vicente Albuquerque e Carlota do Lions Macaé", enfatizou Marilena.
Para o presidente do Lions, Vicente Albuquerque, este foi um evento de união. "Acreditamos, pois o trabalho da Unamama beneficia as mulheres que precisam realizar os exames anuais e não têm condições financeiras de pagar, além de divulgar a importância da prevenção do câncer de mama”, disse.
O chá beneficente contou com o apoio dos seguintes estabelecimentos: Enjoy, Cantonata, Casa da Criança, Wilminha, Babuska, Resumo da Moda, Mi Casa, Originali, Samaritana Flores, Salão Valéria Malafaia, Artes Plantas, Salão Beleza Minuto, Lotus Plantas, Nuvem de Mel, Fromage, Doce e Deguste, Empório Mineiro, Doce Deguste, Empada da Praça e Hotel Abusos Tropicais.
No mês do “Outubro Rosa” - movimento internacional que estimula a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama -, a instituição sem fins lucrativos promoveu diversas ações no município com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Foram promovidas palestras ministradas pela terapeuta familiar Sônia Cavour e durante um final de semana a Unamama esteve com um stand no Plaza Shopping Macaé.
A Unamama continua com o bazar diariamente na sede da instituição que, atualmente, funciona numa sala cedida pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação, que fica à Rua Alfredo Backer, 363, Centro, telefone (22) 2772-2048. Mais informações através do e-mail:unamama@anamamamacae.org.br e na home www.unamamamacae.org.br.