Unidade de Treinamento oferecerá cursos de capacitação offshore

20/05/2015 17:25:00 - Jornalista: Lione Acácia

Foto: Assessoria Desenvolvimento Econômico

A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, visitou, nesta semana, o canteiro de obras de uma área para treinamento do Senai, junto com a engenheira do Sistema Firjan, Olívia Diana, e do fiscal de Equipamento da Petrobras, Thiago Mata. Ele acompanhou a instalação de novos equipamentos que vão fazer parte da Unidade de Treinamento em Cabiúnas. A escola é única no Brasil e oferecerá mais de 15 cursos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado offshore.

O terreno de 8.000 m², doado pela prefeitura, está preparado. O muro de contenção e a fundação onde será montada a estrutura do prédio e dos módulos externos estão prontos. De acordo com Olívia Diana, os próximos passos são os mais rápidos, e a previsão é que a obra fique concluída até dezembro. O local terá uma área construída de 2.500 m², com rampa de acesso, estacionamento, subestação, áreas de treinamento externo e um prédio para aulas práticas.

A previsão é que no local aconteçam mais de 15 cursos, com capacidade para 16 alunos por turmas. A capacitação será completa e facilitará o processo de inserção de profissionais no mercado de trabalho. Os cursos devem começar em 2016, priorizando as aulas práticas. Segundo Luiz Eduardo Campino, gerente Executivo do Sesi/Senai Macaé, a unidade é a mais moderna do Brasil.

- Temos uma parecida na Bahia, com um portifólio voltado para sonda, mas a nova unidade, em Macaé, é a mais avançada em todo Brasil. Mesmo que estejamos em um momento de crise, precisamos avançar, pois quando o mercado voltar a precisar desses profissionais, nós daremos condições aos munícipes de ocuparem as vagas que são deles por direito -, afirma Campino.

Vandré Guimarães ressalta a importância desse investimento na cidade. "Isso mostra o quanto temos avançado para capacitar e desenvolver a nossa cidade. Com esta nova estrutura a população contará com mais um espaço para a formação de mão de obra qualificada, atendendo as demandas do mercado e fortalecendo a economia local. A nossa parceria com o Senai será contínua, para avançarmos juntos, sempre privilegiando quem vive aqui”, destaca.

Com os equipamentos para treinamento em operações na Mesa de Perfuração, Movimentação de Cargas, Bombas de Lama e Preparação e Circulação de Fluídos a extensão do Senai Macaé, em Cabiúnas, oferecerá aulas totalmente práticas. Os alunos aprenderão como se já estivessem atuando no mercado. Será uma escola completa para a demanda da cidade. O estudante entenderá como funcionam os equipamentos e chegar ao mercado apto a atuar.

Investimento - O projeto prevê um investimento total de R$ 10 milhões, através da parceria entre a prefeitura, que doou a área situada em Cabiúnas; o Senai, responsável pela implantação da estrutura da unidade e o desenvolvimento dos cursos; e a Petrobras, que doará os equipamentos fundamentais à formação da mão de obra qualificada. Além de ser responsável pela contratação da empresa, o Senai determinará também o plano educacional da grade curricular dos cursos que serão ministrados na unidade. A parceria prevê a formação de profissionais, como sondadores, plataformistas e torristas, entregando assim, mão de obra qualificada para as empresas que chegam à cidade.


Fotos Relacionadas