Foto: Guga Malheiros
O serviço de Ressonância Móvel - uma parceria da Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde - já está na cidade. O aparelho ficará na Praça Washington Luiz até o dia 25 de outubro. O atendimento é feito de segunda a sábado.
De acordo com o coordenador da unidade móvel, Wagner Feitosa, o início da operação dos serviços foi adiado para esta quarta-feira (26) devido à ocorrência de problemas técnicos no equipamento. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 15h.
Ele explica que os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da Secretaria Estadual de Saúde e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento.
Além de Macaé, moradores de Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras também poderão fazer exames através de agendamento prévio, nas secretarias de Saúde dos respectivos municípios.
A previsão é de que 700 exames de ressonância magnética sejam feitos em Macaé e municípios próximos. “Os exames mais solicitados são de coluna lombar, crânio, joelho e coluna cervical”, disse.
A gerente de Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde, Márcia Amaral, lembra que os pacientes devem seguir alguns procedimentos para realização do exame e os resultados devem ser retirados na Secretaria de Saúde na data marcada.
Ressonância - O médico radiologista Roberito Correia Galavotti explica que a ressonância é um exame mais sofisticado de melhor resolução para partes moles e tem a vantagem de não usar a radiação ionizante.
- É importante ressaltar que a radiação ionizante é encontrada em alguns exames em quantidade tolerável, mas se usado de maneira abusiva pode trazer problemas de saúde no futuro, explica.