UniLivre e LEMASS promovem encontros virtuais do Programa Vidas em Redes

08/03/2023 08:59:00 - Jornalista: Renatta Viana

A vida é inovação: Vidas em Rede tem como principal missão promover Educação e Saúde. As transformações na vida não cessam produzindo mudanças na sociedade e em cada indivíduo. Lidar com as transformações torna-se fundamental, sobretudo se elas produzem alguma forma de instabilidade na vida das pessoas. Esse é um tema sempre abordado no Programa Vidas em Rede, conta com a participação dos alunos de formação de professores da Escola Estadual Luiz Reid, com os professores da rede municipal de ensino, bem como com a população geral de vários municípios.

Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, das 8h às 9h da manhã, através da plataforma zoom. As práticas reflexivas sobre inúmeros temas sobre a vida, como aquelas do Tai-Chi Chuan, Gestalt-Musicoterapia, meditações em movimento, animam os encontros de forma dinâmica e criativa.

O Programa é organizado pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS), numa ação interinstitucional com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com o Programa de Saúde Mental através do Núcleo Municipal de Saúde Mental, com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) e com o Centro de Formação Carolina Garcia da Secretaria de Educação de Macaé.

Segundo a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, essa é uma inovação, na medida em que fomenta um campo transdisciplinar de ações e conhecimentos.


“O programa Vidas em Rede contribui na inovação de um espaço produtor de novas percepções sobre a vida, sobre o mundo, sobre o lugar de cada pessoa nos seus territórios de convivialidade, quer seja na família, nas instituições que faz parte e na cidade. Se a vida é inovação, mudar as percepções é inovar. Inovar os modos de pensar, de sentir, de se relacionar com o outro, com as tantas pessoas que convivemos”, ressalta a secretária.



Conforme o professor doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, o Programa Vidas em Rede inova em sua proposta de cuidado ampliado, na formação de educadores e na relação próxima às comunidades.

“Já tivemos mais de oito mil participações desde o início da pandemia. O que fica claro é o desejo, tanto dos professores da rede municipal, dos alunos de formação de professores e das pessoas da população em geral em partilharem os seus pontos de vista. Esse é um espaço expressivo para que as pessoas manifestem suas percepções sobre a vida, sobre si mesmos, sobre as mudanças que as afetam de alguma forma. Dessa forma, o Programa Vidas em Rede se constitui como um espaço singular de expressão, de formação, como política pública de garantias do direito ao cuidado da mente e do corpo de forma coletiva”, afirma.

Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail: unilivremacae@gmail.com.