Foto: Kaná Manhães
A segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaé será inaugurada na manhã desta quinta-feira (2). A solenidade contará com a presença do governador Sérgio Cabral, do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, secretários municipais e estaduais e demais autoridades. A unidade, que funcionará 24 horas para atender pequenas e médias emergências e urgências, faz parte da parceria entre município e governo estadual.
O prefeito lembrou que a inauguração da UPA vai completar os investimentos que estão sendo feitos no Lagomar, um dos bairros mais populosos do município, onde a Prefeitura está investindo em infraestrutura.
- Estamos concluindo as obras no Lagomar, onde a Prefeitura investe R$ 30 milhões. Esta segunda fase, iniciada em maio, inclui a urbanização de oito quadras ao longo da Avenida Visconde de Quissamã, que corta grande parte do bairro. A UPA vai ser mais um serviço público no bairro, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos moradores, comentou o prefeito.
A secretária de Saúde, Liane Machry garante que o funcionamento da UPA do Lagomar beneficiará mais de 50 mil pessoas da localidade e do entorno. “A expectativa é de que sejam feitos 300 atendimentos por dia”, disse.
A UPA Lagomar - classificada como de porte dois - contará com três enfermarias, 20 leitos sendo oito monitorizados, Raio X, sala de emergência, exames de laboratório. Serão três médicos de plantão por dia, equipe de enfermagem, serviço social e administrativo, a unidade contará com farmácia. As enfermarias são classificadas como amarela destinada aos pacientes de média complexidade, vermelha paciente grave e azul repouso.
O coordenador de Emergência, Ricardo Goulart, acrescenta que o funcionamento da UPA Lagomar é mais uma ação da administração municipal para a consolidação do Hospital Público Municipal (HPM) como uma unidade de referencia para atendimento de casos graves.
- Esperamos desafogar também o Pronto Socorro do Aeroporto que atende uma média de cinco mil pacientes do Lagomar e a UPA da Barra com aproximadamente 2.500 pessoas do bairro por mês, disse ressaltando que a inauguração da unidade irá fazer com que os moradores não precisem se deslocar para outros bairros a procura de atendimento médico de urgência.
Treinamento – Os profissionais que irão atuar na UPA Lagomar, da Estratégia de Saúde da Família e do HPM irão participar de treinamento nesta quarta-feira (1), a partir das 8h, no auditório da Funemac. O treinamento será ministrado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde. A expectativa é de que 250 profissionais participem.
Os profissionais serão orientados sobre o funcionamento da unidade, critérios para classificação de risco, prontuário médico eletrônico, fluxo de pacientes dentro da rede, entre outros.