logo

Urbanização sobre o canal da Evaldo Costa é discutida com Associação de Moradores

19/04/2011 16:40:11 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Primeira fase está na reta final

A prefeitura de Macaé iniciou as discussões com a Associação de Moradores do Visconde de Araújo para a urbanização sobre o canal da Avenida Evaldo Costa e Rua Antônio Curvelo Benjamin, onde estão sendo realizadas as intervenções de macrodrenagem do Programa Água Limpa. O objetivo da Secretaria Municipal de Governo é promover a urbanização no local, por meio do programa Planejando Macaé, de acordo com demandas apontadas também pelos moradores do local.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (18), o coordenador técnico do programa Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior, o coordenador extraordinário de Assuntos Comunitários da prefeitura de Macaé, Cassiano Barcelos, e o presidente da Associação de Moradores do Visconde de Araújo, Márcio Machado, discutiram propostas para a urbanização no local.

- O Planejando Macaé é um projeto que tem como objetivo promover o desenvolvimento humanizado a partir de um planejamento urbano sustentável, levando em conta os desafios do crescimento constante da cidade. Nossa intenção é aplicar projetos estruturantes, desenvolvidos em parceria entre a equipe técnica da prefeitura e do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que contemplam a melhoria da qualidade de vida e em uma cidade mais humanizada. São projetos que serão aplicados pela presente e futuras administrações e que darão um novo norteamento para uma cidade como Macaé, que tem um crescimento atípico e acelerado -, explica o secretário de Governo e coordenador do Programa Planejando Macaé, André Braga.

O primeiro trecho a receber a urbanização será a área de 200 metros sobre o canal da Antônio Curvelo Benjamin, que liga a Linha Vermelha até a esquina da Avenida Evaldo Costa. A previsão é que a obra comece em breve no local. O outro trecho, de 1,5 mil metros, contemplará a urbanização do canal da Evaldo Costa até o final do bairro Sol y Mar, que passa em frente ao Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt.

- O Programa Planejando Macaé desenvolve projetos técnicos específicos, como a proposta de urbanização que está recebendo o projeto de macrodrenagem. A Secretaria de Governo, através das discussões com as Associações, busca o que é melhor para os moradores que vão utilizar o espaço -, explica Paulo Patrocínio Júnior.

De acordo com Márcio Machado, a população do bairro aguarda com ansiedade a finalização das obras e a liberação do tráfego na Linha Vermelha.

- Com certeza vai melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro do Visconde de Araújo, acabando os alagamentos no entorno e com a urbanização sobre o canal, teremos mais uma área de lazer -, disse.

O coordenador extraordinário de Assuntos Comunitários informou que na próxima segunda-feira (25) o grupo fará uma visita às obras do Programa Água Limpa que já receberão a primeira fase de urbanização do Planejando Macaé.

- Visitaremos o local para conferir de perto onde serão realizadas as primeiras intervenções de urbanização. Além do presidente da Associação de Moradores do Visconde de Araújo que irá nos acompanhar, convidamos também as associações do Sol y Mar e do Campo Grande para também estarem presentes -, explicou Cassiano Barcelos. As Associações de Moradores da Riviera I e II estão em fase de assembleia.

As discussões serão desdobradas pelos Presidentes de Associações junto aos seus associados, informando as diretrizes apontadas pela Prefeitura visando o uso coletivo do espaço pela população.

Primeira fase na reta final

A primeira fase do Programa Água Limpa que está em andamento na Avenida Evaldo Costa contempla a ampliação deste importante canal para o deságue de águas pluviais, nesta região de cota mais baixa. O escoamento vai ser ampliado de 1,5 mil litros para 10 mil litros por segundo. A expectativa é de que esta primeira fase fique pronta até maio.

Ainda nesta primeira fase, estão incluídas as ligações que compreendem as Travessias 1 e 3, da Evaldo Costa com Curvelo Benjamin e Fábio Franco (Linha Vermelha) com Curvelo Benjamin, previstas para serem entregues até o final de abril, de acordo com o engenheiro do consórcio ZBPO/Zadar responsável pela obra, Edilson Ferreira. Após a instalação das tampas sobre o canal, começará a urbanização e a construção do meio fio ao longo da avenida.