USB Novo Cavaleiros é reinaugurada com salas de vacinação e odontologia

09/12/2022 08:55:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

A mudança atende à demanda da comunidade por um local de mais acessibilidade.

A Unidade Básica de Saúde (UBS/Policlínica) do Bairro Novo Cavaleiros foi reinaugurada, na tarde de quinta-feira (8), em novo endereço, na rua Vênus, 49. A unidade que já oferecia consulta de pré-natal e preventivo contra o câncer; médicos pediatra e clínico geral; nutricionista; aplicação de injeções; aferição de pressão arterial e glicemia capilar passa a ter sala de vacinação e odontologia. Em breve, também haverá sala de curativo.

A UBS estava localizada na alameda do Açude. O prefeito Welberth Rezende, que descerrou a placa de inauguração, destacou essa e outras obras no bairro e no entorno.


"As obras têm avançando no Novo Cavaleiros: a reforma da praça 29 de julho, o calçamento das ruas São José e a Diamantino e a grande obra do Vale Encantado e da Granja dos Cavaleiros, de R$ 28 milhões, que vai acabar com o alagamento em algumas áreas. O posto de saúde do bairro não oferecia acessibilidade e nem todos os serviços, como sala de vacina e atendimento odontológico. Além deles, será implantada sala de curativo", disse o prefeito que ressaltou que 13 novos postos odontológicos já foram abertos em UBS.


"A Atenção Básica lida com o dia a dia das pessoas, idosos e gestantes. Esta reinauguração se dá na proposta de um governo mais humanizado e de diálogo com a população e com os funcionários, dando mais dignidade ao servidor. Parabenizo a Gerência, os funcionários e todos da Atenção Básica, que é fundamental", reforçou o secretário de Saúde, Alexandre Azevedo.



As UBSs, porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), integram a Política Nacional de Atenção Primária. A meta é que elas solucionem até 80% dos problemas de saúde da comunidade, sem necessidade de encaminhamento para hospitais. A secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, salientou: "O prefeito quer ampliar a Atenção Básica, valorizar os profissionais e dar dignidade a toda população".

"No dia 5 de maio de 2021, eu e o presidente da Associação de Moradores da Granja dos Cavaleiros, Samuel Primo, estivemos no Gabinete do prefeito, onde ele garantiu que faria a mudança do posto. Hoje temos um local acessível e ainda com serviços de vacina e odontológico", frisou o presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Dorival Medeiros.


"Vimos que não havia condições da UBS ficar na alameda do Açude. Unimos moradores e lideranças para mudar isso e o prefeito, com muita sensibilidade, trouxe o posto para cá, um espaço acessível e que respeita de verdade o morador", disse o morador do bairro, Ismael Barros.



A moradora do bairro Vila Moreira, Laysa Werneck, grávida de 8 meses, aprovou a nova localização.


"O espaço está bem melhor. Antes eu tinha dificuldade de chegar, porque precisava subir um morro e não tinha ponto de ônibus próximo. Foi muito bom para mim e para as pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção. Não poderia ter lugar melhor", elogiou.

Entre as autoridades, também estavam presentes: o vice-prefeito, Célio Chapeta; a gerente de Atenção Básica, Liciane Furtado; a coordenadora Administrativa, Rita de Cássia, e o vereador Paulista.


Fotos Relacionadas