Vagas das Câmaras Técnicas do Comitê de Bacias do Rio Macaé são preenchidas

24/11/2006 16:50:18 - Jornalista: Catarina Brust

As vagas para as Câmaras Técnicas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Macaé, foram preenchidas nesta quinta-feira (23), em reunião com membros do setor governamental, sociedade civil e usuários. A reunião foi realizada no Cefet/Macaé, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, e do presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, representantes da prefeitura de Rio das Ostras, Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), entre outros.

A reunião foi conduzida pelo secretário geral do Comitê, Rovani Dantas e pelo diretor geral, Danilo Maltez. Foram preenchidas as vagas para as Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais, Instrumentos de Gestão, Análise de projetos, ciências e tecnologias e Lagoa de Imboassica. Cada câmara é formada por representantes do governo, usuários e sociedade civil.

- Hoje estamos fazendo a indicação das instituições que vão ocupar as vagas em cada Câmara Técnica, são três vagas por cada setor, explicou o secretário geral do Comitê de Bacias.

Fernando Marcelo Tavares lembrou que os projetos para a Lagoa de Imboassica serão apontados pela câmara.

- No dia 31 de outubro, fizemos uma reunião prévia da Câmara Técnica, em função da situação emergencial da Lagoa de Imboassica, para o nivelamento das informações. A câmara é o instrumento criado pelo Comitê para fazer estudos que indicarão soluções para a Lagoa, destacou Fernando Marcelo Tavares.

Abertura ou não da barra da lagoa, lançamento de esgoto e a erosão em alguns trechos da RJ-106, são alguns dos temas que serão abordados na câmara. Nos dias 28 e 29 de outubro, os ventos fortes e o nível alto da água provocaram o rompimento de sedimentos e a erosão em alguns trechos da Rodovia Amaral Peixoto, alcançando a capa do asfalto.

Para diminuir o nível da água, uma retroescavadeira da secretaria Municipal de Obras (Semob), realizou a abertura do canal extravasor da Lagoa de Imboassica, por volta do meio-dia de domingo. Na segunda-feira seguinte, o nível da água já havia baixado 23,5 centímetros. Ainda não existe previsão para o fechamento do canal extravasor.