Foto: Kaná Manhães
Ana Beatriz, de nove anos, recebeu homenagem durante a Semana de Prevenção Integral às Drogas
A tarde desta quarta-feira, dia 22, foi mesmo emocionante para a estudante macaense Ana Beatriz Rodrigues de Paula, de apenas nove anos. A jovem, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Interagir, foi homenageada durante a programação da 4ª edição da Semana de Prevenção Integral às Drogas, na Praça Veríssimo de Melo. A homenagem não poderia ter sido realizada em melhor momento: a macaense tirou o 1º lugar no XII Concurso Nacional de Cartazes, da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) representando a Região Sudeste.
Com o prêmio, ela foi conhecer Brasília ao lado da mãe e da professora e ganhou uma poupança no valor de R$ 2 mil, entre os dias 19 e 21 desse mês. O cartaz teria que respeitar o tema envolvendo arte e cultura no combate às drogas. E, apaixonada por desenho, Beatriz deixou a imaginação aflorar e fez bonito ao registrar, em uma folha de papel cartão uma bailarina dançando sobre notas musicais, e DJs, dançarinos de hip hop, e até o Boi Pintadinho, tradicional em Macaé. A obra agradou tanto ao júri que se destacou entre todos os participantes da Região Sudeste.
— No início do ano, minha mãe foi à Brasília e eu logo falei que queria ir também, mas como era a trabalho, uma homenagem que ela recebeu, eu não pude ir. Então, ela me disse que chegaria o meu dia também, só que ela nem esperava que fosse chegar tão rápido. Foi muito legal ter ido lá e conhecido os ministros. Infelizmente não conheci a presidenta Dilma, mas valeu muito ter estado lá — explica a menina que pretende participar de outros concursos no futuro.
Semana de Prevenção – A Semana de Prevenção Integral às Drogas, promovida pela Coordenadoria de Política Sobre Drogas do município, aconteceu entre os dias 20 e 22, na Praça Veríssimo de Melo, com atividades que envolviam o tema “Arte, Esporte e cultura na Prevenção do Uso de Crack e outras Drogas”. O evento, que acontece anualmente, marca a passagem do Dia Internacional de Luta contra o Uso de Drogas, em 26 de junho.
Durante os dias, muitas pessoas se mobilizaram na praça e puderam assistir apresentações de corais, de músicos, oficinas de artesanato, grafite, teatro e palestras. “Esse ano, tivemos uma parceria com a Secretaria de Educação que incentivou os alunos da rede de ensino a conferirem as atividades, a participarem do movimento. A cada ano sentimos que temos mais resultados, mais público e esse ano pudemos mostrar como a cultura é potente no combate ao uso das drogas”, observa a coordenadora Adriana Feliciano que se prepara para participar em setembro do Fórum de Políticas sobre Drogas.