logo

Vernissage do Photo Macaé faz sucesso

18/08/2006 16:36:51 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cerca de 200 pessoas, entre artistas, amantes da cultura e jornalistas, que participaram da vernissage do Photo Macaé, ocorrida na noite desta quinta-feira (17), na galeria de Artes Hindemburgo Olive, elogiaram as fotos da exposição. O ortodontista Jorge Luiz Magdanelo, por exemplo, que faz pinturas e fotografias por lazer, achou a mostra excepcional. “Venho a várias vernissages, mas esta está sendo especial devido ao interesse por esta forma de expressão artística”, acentuou.

Segundo o curador da galeria, o artista plástico Eisaboro Mori, o tema da exposição foi Macaé. Entretanto, cada fotógrafo tem seu olhar individual. É aí que entra o trabalho do curador. “É necessário elaborar linguagem estética. Para isso, coloquei numa sala os temas da natureza da cidade e na outra sala os temas diversificados”, destaca. O posicionamento das obras obedeceu à linguagem das cores. As frias (azul do céu e verde do mar e das plantas) ficaram próximas para facilitar a leitura. “Enquanto que as cores quentes (vermelho e amarelo do sol) também ficaram juntas”, disse.

Tudo isso se deu porque existe uma seqüência lógica dentro das duas salas da galeria. “Mas esta seqüência se dá por motivos de coincidência e não por outra razão”, enfatiza. Como exemplo, Mori citou as fotos do nascer do sol na Praia Campista (Jussara Peruzzi), ao lado da foto do meio pôr do sol no Pico do Frade (Wanderley Gil) e da do pôr do sol na Lagoa de Imboassica (Manoel Olive).

A foto de Manoel Olive mostra um fato raro, que só ocorre no outono. De acordo com o curador trata-se de um impressionismo natural, onde raio vertical da luz solar corta um chamuscado de nuvens. “Já, a foto de Rômulo Campos trabalha a micro natureza, demonstrando o inusitado, o incomum e a criatividade do autor”.

- Rômulo amplia uma centopéia sobre um cactus no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, levando ao acesso do público, imagens difíceis de serem vistas habitualmente -, avalia. Para concluir o artista plástico Eisaboro disse que em 2006, a qualidade técnica está de altíssimo nível. “As imagens escolhidas pelos fotógrafos valorizam as belezas naturais de Macaé”, finaliza.

Estiveram presentes ao evento o vice prefeito Carlos Augusto de Paula, o secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meireles e o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo. A galeria fica aberta ao público diariamente, das 13h às 18h, mostrando os trabalhos fotográficos até o dia 30 de agosto. São quinze fotos de diferentes fotógrafos profissionais que trabalham em Macaé.