A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas na vida de todos. O distanciamento social como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus levou a humanidade a adotar, de forma emergencial, um novo formato do cotidiano. Nesse contexto, dois anos depois, com o avanço da vacinação e a estabilidade da pandemia, agora o momento é de retomada e por isso o Projeto Vidas em Redes desta sexta-feira (6) irá falar sobre “Novos projetos de vida”. As pessoas interessadas devem participar gratuitamente as sextas-feiras das 8h às 9h através deste link.
O programa Vida sem Rede é uma ação interinstitucional de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Macaé dirigida aos cuidados pessoais. O encontro virtual exercita a mente e o corpo através das práticas do Tai-Chi-Chuan, de Musicoterapia na Abordagem Gestáltica , com filosofias ocidentais e orientais, dentre outras abordagens. Podem participar crianças, adolescentes, adultos e idosos.
“Os projetos de vida podem ser recriados e atualizados durante uma vida toda. No entanto, o medo, a dúvida, a pouca ousadia, dentre outros afetos, impedem os movimentos criadores de novas possibilidades. Ousar, lançar-se ao novo, buscar a novidade, abrir-se a novos pontos de vista, são movimentos afetivos que nos lançam na direção das descobertas. A construção de novos projetos de vida é o movimento necessário para uma vida que não para de se recriar. A vida é pura transformação. Transformar-se com ela é se reinventar, transformando-se, contribuindo para as transformações dos projetos de vida de outras pessoas. Este é um tema fundamental para os tempos em que vivemos", explica o professor doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividade, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, ligada à Secretaria de Educação.
Você desenvolve capacidade de construir novos projetos de vida? Quais são os sentimentos que surgem quando novos projetos são construídos? Quais são os sentimentos e pensamentos que impedem e constrangem a construção de novos projetos? Os projetos de vida são oportunidades que precisamos cuidar permanentemente? Novos projetos podem trazer novidades para os nossos modos de viver, de pensar e de sentir a vida? Estas são algumas questões que serão desenvolvidas pelo programa Vidas em Rede nesta sexta-feira.