logo

Vigilância interdita restaurante na orla

24/09/2014 17:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Um consumidor denunciou a presença de ratos em um restaurante da orla dos Cavaleiros, em Macaé. Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) estiveram no local e, além de vestígios de roedores, encontraram outros problemas, como falta de licença sanitária. Foram inutilizados e descartados 50 quilos de alimentos que seriam servidos no almoço desta quarta-feira (24).

De acordo com os fiscais, fezes de ratos foram achadas em vários locais do estabelecimento, como também foco de insetos na cozinha. Eles ainda verificaram restos de alimentos armazenados de forma indevida e alimentos sem procedência, além de comida pronta imprópria para o consumo devido a temperatura de conservação inadequada.

Os fiscais observaram falta de procedimentos higiênicos e sanitários na manipulação dos alimentos, assim como o preparo de pescado numa área ao lado do banheiro e próximo a lixeira. Havia também utensílios danificados.

O diretor presidente da Amvisa, Ângelo Luz, ressalta que no local havia um alojamento de empregados que funcionava irregularmente e em condições insalubres. "Para reabrir o estabelecimento, os responsáveis irão precisar fazer as correções", frisou, acrescentando que a interdição vai levar o tempo necessário até que os fiscais façam nova inspeção. A Vigilância Sanitária é o órgão de proteção à saúde no município.

Nos casos de denúncias é importante que o consumidor exerça sua função e, ao detectar algo errado, comunique ao gerente ou proprietário para que o mesmo possa corrigir o problema. Caso isso não seja feito, a orientação é acionar a Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-0935.