Foto: Bruno Campos
Treinamento busca garantir a segurança alimentar e saúde do consumidor
Trabalhadores informais que atuam no município participaram do “Treinamento de Boas Práticas nos Serviços de Alimento” oferecido pela Agencia Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa), nesta quita-feira (8), no Auditório da Cidade Universitária. O objetivo do curso foi orientar os ambulantes já atuantes e os que estão em fase de cadastramento, quanto aos padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar, visando à saúde do consumidor.
Durante a capacitação, cerca de 160 ambulantes foram informados das regras e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação. Cuidados na limpeza do local de trabalho e como manusear corretamente os alimentos, foram alguns dos assuntos tratados.
- O treinamento é uma forma de acrescentar conhecimento para o trabalhadores informais, como o cuidado no descarte de lixo, gordura e nas operações que precisam ser realizados corretamente. Não só para oferecer um produto higiênico, mas também que não prejudique o meio ambiente - explica o diretor do departamento de alimentos da Amvisa, Croif Monteiro.
Para a pipoqueira, Aglaup Santiago, a capacitação vai beneficiar seu trabalho e criar um padrão de atendimento. "É uma forma também de deixar o cliente mais tranquilo sabendo que quem fez o curso, segue as normais da vigilância sanitária”, comenta.
No término da capacitação todos os participantes receberam o certificado de conclusão, que é um quesito obrigatório no processo de cadastramento e recadastramento de trabalhadores informais, realizado pela Coordenadoria de Posturas do município.