Foto: Arquivo Secom
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-0935
A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) que, com a reforma administrativa, passou a ser Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, faz um balanço das ações das atividades de 2016, quando foram realizadas 22,5 mil visitas e licenciados cerca de 1,5 mil estabelecimentos e profissionais autônomos. Foram descartadas corretamente 23,5 mil caixas de medicamentos vencidos e que se fossem descartados incorretamente causariam um grande dano ao meio ambiente e à saúde.
De acordo com informações do coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes, as parcerias para este ano vão continuar com a Fiscalização de Posturas, bem como outros órgãos. Ele avalia as atividades do ano passado como positivas para a segurança da população macaense.
- Nós continuamos a atuar no município normalmente, apenas ocorreu uma mudança na nomenclatura do órgão, mas continuamos a realizar fiscalizações rotineiras em inúmeros estabelecimentos de diversas áreas, como bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados, academias, consultórios, clínicas, escolas, clubes, hotéis e farmácias, para garantir à população um serviço de melhor qualidade - informou.
Atribuições
Outra atribuição é a Educação Sanitária, responsável por encontrar caminhos para prevenir danos ou diminuir riscos provocados por problemas sanitários. São realizados, anualmente, diversos tipos de capacitações como “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”; “Boas Práticas em Hotéis e Pousadas”; “Boas Práticas em Salão de Beleza”; “Biossegurança em Odontologia”; “Ações de Saneamento Básico em Domicílios”; “Operador de Veículos Transportadores de Água Potável – Caminhão Pipa”; entre outros.
Segundo informações do coordenador Especial de Vigilância Sanitária, no ano passado, foram capacitadas cerca de duas mil pessoas, e todas receberam certificado ao término do curso e passaram a exercer suas atribuições de acordo com a legislação sanitária vigente.
- Continuar sendo reconhecido pela população como um órgão de confiança e respeito com atuação em saúde pública é nosso objetivo. Os resultados nos mostram isso, graças ao empenho de todos os servidores do órgão e ao apoio da população -, ressaltou Bruno Paes.
Outras informações, dúvidas, sugestões ou reclamações, o cidadão poderá entrar em contato pelo telefone: (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da Coordenadoria, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol, Macaé/RJ.