logo

Vigilância Sanitária interdita comércio

01/10/2013 09:53:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Além de não possuir licença sanitária, comércio não tinha alvará de funcionamento

Após denúncia, a equipe da Divisão de Farmácia da Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde interditou nesta segunda-feira (30), no distrito do Trapiche, um estabelecimento que vendia medicamentos sem as licenças estabelecidas pela legislação. Este ano o mesmo comércio foi autuado por comercializar irregularmente medicamentos.

Segundo o chefe da Divisão de Farmácia, Gilvan Sodré, na primeira vez que o estabelecimento foi autuado, o proprietário ficou como fiel depositário dos medicamentos, mas desta vez como rescindiu na infração, todos os remédios foram apreendidos. Ele terá que comprovar a procedência dos produtos para fazer a retirada.

- As farmácias e drogarias só podem adquirir seus produtos junto às empresas distribuidoras, após apresentação da licença sanitária - explicou Sodré.

Além de não possuir licença sanitária, o comércio não possuía alvará de funcionamento, certidão de regularidade técnica junto ao Conselho de Farmácia, não tinha responsável técnico e farmacêutico de plantão.

Na quinta-feira (26), a fiscalização interditou uma farmácia de manipulação no Centro. 

Segundo dados da Coordenação de Vigilância Sanitária, o município possui 91 farmácias, sendo 80 denominadas como farmácias e drogarias e 11 de manipulação. Foram sete interdições este ano. Entre as principais irregularidades apontadas são a falta de farmacêutico e de autorização de funcionamento.

A fiscalização alerta a população para que fique atenta e verifique se a farmácia conta com farmacêutico de plantão e licença sanitária. A população pode fazer as denúncias através do telefone (22) 2762-0935. A Coordenação de Vigilância Sanitária conta com as divisões de farmácia, saúde, resíduos, água e saneamento, arquitetura e alimento.