logo

Vigilância Sanitária interdita lanchonete

17/01/2013 18:33:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Interdição foi realizada depois de várias reincidências

A Prefeitura de Macaé interditou na manhã desta quinta-feira (17) uma franquia de fast-food, devido às condições higiênicas sanitárias que não estavam nos padrões estabelecidos. A inspeção foi feita nas duas lojas da rede no município, sendo que a interdição foi no Centro.

Os fiscais da Coordenação de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde foram ao local atender uma denúncia sobre as condições de higiene do local e do processo de revisão do Boletim de Ocupação e Funcionamento, que estava vencido. Todo estabelecimento de alimento precisa deste documento para funcionar e deve ser renovado todo ano.

O setor explica que esta medida extrema de interdição só é tomada após várias reincidências. No caso desta rede de alimentação, o proprietário estava ciente das exigências de adequações, mas que agora comprometiam a saúde da população.
Os fiscais vistoriaram o salão de atendimento onde detectaram problemas na limpeza, nas instalações, equipamentos e utensílios. Já no setor de estoque da lanchonete foram encontrados alimentos com prazos de validade vencidos, mal acondicionados e falta de higienização do local.

O consumo de alimentos nestas condições pode causar sérios riscos à saúde, como infecções e intoxicações que podem levar a pessoa à internação. Além de problemas na saúde este é um desrespeito ao direito do consumidor.

A Coordenação de Vigilância Sanitária sempre atua de forma educativa, orientando os proprietários de estabelecimentos de alimento para que funcionem adequadamente dentro das normas estabelecidas na lei. A rotina do setor de fiscalização é visitar o comércio, identificar as necessidades de adequações concedendo um prazo legal para o cumprimento das exigências, podendo ser prorrogadas.

A lanchonete só voltará a funcionar após prévia reinspeção da Vigilância Sanitária, para verificar se todas as exigências foram cumpridas.

A população pode fazer suas denúncias através do telefone (22) 2762-0935. A Coordenação de Vigilância Sanitária conta com as Divisões de farmácia, saúde, resíduos, água e saneamento, arquitetura e alimento.