
Foto: Rui Porto Filho
Conselheiros e moradores estão interessados em contribuir com o projeto
Com grande quórum de conselheiros e a participação de moradores do distrito, ocorreu, na manhã desta quinta-feira (27), no Sítio Santana, Sana, a reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Sana, com o objetivo de apresentar os trabalhos de revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Sana (Sanapa). A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho e secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima (Semas), Philipe Salgado, e a apresentação foi realizada pela equipe técnica da empresa vencedora da licitação dos Planos de Manejo de quatro Unidades de Conservação de Macaé, Detzel.
A participação do Conselho Gestor da APA do Sana neste processo garante que o projeto atenda às necessidades dos diversos segmentos da comunidade. A Visita Técnica de Reconhecimento foi a primeira de um processo de oito, com prazo final até fevereiro de 2027, para a conclusão do plano de manejo de quatro Unidades de Conservação municipais. Um cronograma, que sofrerá ajustes, foi apresentado à assembleia. A etapa seguinte será a coleta e a organização de dados, que constituem diagnósticos ambientais de oito a dez campos de estudo.
Os trabalhos seguirão em reuniões detalhadas com representantes dos grupos de distintos interesses comunitários, em oficinas com duração de cerca de quatro dias, mediada por um moderador independente. Será aplicado o Roteiro Metodológico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), adaptado ao município. Em seguida, virá a consolidação do Plano de Manejo e depois a construção dos Planos Programas Estratégicos, o Plano de Dados Geográficos e, por fim, o Resumo Executivo.
Técnicos da Semas, integrantes do Grupo de Trabalho do Conselho Gestor da APA do Sana e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) avaliarão cada etapa do processo para consolidação do zoneamento da APA do Sana. A expectativa é que a apresentação seja realiza em outubro de 2026. Concluído o Plano de Manejo da APA do Sana, a sua execução caberá ao Poder Público. Para viabilizá-la, a Semas irá dispor um fiscal e servidores na localidade. Eles ficarão baseados na nova sede do Sanapa, que, em breve, será inaugurada no distrito.
Um Plano de Comunicação entre a Semas e a Detzel está sendo criado para a construção de uma página virtual para proporcionar o acompanhamento dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação de Macaé. Toda atividade participativa será divulgada por este canal.
O agricultor e comerciante do Sana, Pedro Gabriel, ressaltou o interesse da comunidade em se mobilizar em prol desta iniciativa.
“Proponho reuniões na modalidade mista, presencial e online, para reunirmos o maior número de pessoas possível”, sugeriu o secretário da Semas, Philipe Salgado.
A Detzel apresentará, além da revisão dos Planos de Manejo da APA do Sana e do Parque Natural Municipal Atalaia, o Plano de Manejo do Monumento Natural do Pico do Frade e da APA Rio Novo, no bairro Malvinas.
“É muito importante que esta comunicação chegue à comunidade, porque as pessoas estão muito interessadas neste momento socioambiental e pelos movimentos que estamos lidando na comunidade. Estão interessadas em participar e em contribuir para a construção do nosso Plano de Manejo, fundamental no momento que estamos vivendo”, disse.