Foto: Guga Malheiros
Escoteiros e Clube dos Desbravadores aproveitaram o dia no Parque
O Parque Atalaia é um paraíso, devidamente valorizado por instituições de ensino como universidades e escolas, além de grupos de ciclistas e famílias. Neste mês que começa a primavera, inúmeras instituições e cidadãos têm usufruído intensamente de suas trilhas, de seu ar puro, lago, árvores e belezas contidas neste bosque.
Nesta semana, estiveram lá o grupo de escoteiros Lerip da cidade de Rio das Ostras e o Clube de Desbravadores Jurubatiba (praticantes de escotismo), cuja sede fica no bairro Lagomar. Para o coordenador do Parque Atalaia, Alexandre Bezerra, os dois grupos, que juntos eram formados por 44 pessoas, além de conhecer o belo espaço, experimentaram o bem-estar presente com o verde exuberante do local.
Santuário da Natureza
Segundo o diretor do Clube de Desbravadores Jurubatiba, Francisco Fernandes, o Parque Atalaia é um santuário da natureza. "Todos nós que amamos a natureza, nos apaixonamos pelo parque. O tratamento que recebemos lá, feito pelos ambientalistas Vicente Klonowski e Alexandre Bezerra é excelente", afirma ele.
Quem concorda com essa posição é a mestre pioneira dos escoteiros Lerip, de Rio das Ostras, Gilcia Góes. "Todos gostaram muito do lago de tilápias e de acampar no Parque Atalaia", informa ela.
- No Parque Atalaia há várias trilhas, cada uma mais fantástica que a outra - diz Vicente Klonowski, acrescentando que nelas turistas, jovens, crianças e adultos se deslumbram, por causa das fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais.
Tanto ele, quanto o coordenador Alexandre Bezerra contam que, para grupos com mais de 15 pessoas, o agendamento de visitas ocorre pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com. Para grupos menores que este, não é necessário o procedimento. A administração do Parque Atalaia cabe à Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Macaé.
Está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Sua criação deu-se em 1995 pela Lei 1596/1995.
A regulamentação do Parque Municipal Fazenda Atalaia ocorreu de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei 2563/2004.