Volta às aulas: rede municipal de ensino recebe 43 mil alunos

06/02/2023 12:25:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Márcio Borges

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, visitou a Escola Olga Benário

A rede municipal de ensino de Macaé recebeu nesta segunda-feira (6), no primeiro dia do ano letivo de 2023, 43 mil alunos. Os estudantes receberam as boas-vindas e o acolhimento dos diretores, professores e funcionários nas 106 unidades escolares existentes no município.

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, acompanhou de perto o início do ano letivo na Escola Municipal Olga Benário Prestes, localizada no bairro São José do Barreto. “São 6.800 funcionários da rede municipal de ensino que estão preparados para receber esses estudantes. Lugar de aluno é na escola. Sejam todos bem-vindos”, destacou.

Ela informou ainda que, a partir desta segunda-feira (6), as escolas já começam a distribuir os livros didáticos. “A partir do dia 27 de fevereiro as unidades escolares receberão o kit escolar. Já em relação ao uniforme escolar, a prefeitura está finalizando o processo licitatório para que posteriormente um cartão seja distribuído para todos os pais ou responsáveis”, explicou.

Outro projeto destacado por Leandra foi o “Volta pra Escola”, que tem o objetivo de combater a evasão escolar e entrar em contato com os alunos que não estão frequentando as aulas. As ações são realizadas por meio de acompanhamento da vida escolar destes alunos, a fim de oferecer orientações adequadas para a sua permanência nas escolas durante o ano letivo. Entre as principais causas da evasão escolar estão: fatores sociais ou familiares, desconexão curricular, dificuldade de leitura e compreensão.

O diretor da Escola Olga Benário Prestes, Márcio Fidélis, informou que a unidade escolar possui 600 alunos, que frequentam as turmas do 6º ao 9º ano do segundo segmento do Ensino Fundamental.

“No período da manhã realizamos um trabalho de acolhimento com os alunos do 9º e 8º anos. À tarde realizamos uma reunião com os pais e responsáveis do 6º ano, pois neste ano letivo recebemos mais 150 novos alunos”, informou.

Ele acrescentou ainda que durante a reunião são passadas informações sobre alimentação, transporte, horário e disciplina. Márcio explicou ainda que espaços pedagógicos foram preparados com muito carinho para receber os alunos, como o Atelier de Artes Tarsila do Amaral; Laboratório de Ciências Luis Salomão; Sala de Cultura Professora Ieda Moraes; e Espaço de Tecnologia e Inovação Marilena Garcia.


Fotos Relacionadas