Foto: Robson Maia
Equipe da Secretaria de Serviços Públicos já trabalha na limpeza
Devido à forte chuva que atingiu o município durante a tarde de quarta-feira (10) e madrugada desta quinta-feira (11), a Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil Municipal informa que está em estado de emergência monitorando os principais pontos de alagamento, inundação e deslizamento. O índice pluviométrico registrado foi acima do esperado - 98 milímetros das 17h à tarde, e de meia-noite às 07h desta quinta-feira, mais 15 milímetros. O esperado para todo o mês de novembro é 180 milímetros.
As equipes da prefeitura e Defesa Civil trabalham nos bairros mais atingidos, que são o Centro, Miramar, Visconde de Araújo, Sol y Mar, Nova Esperança, Novo Cavaleiros, Engenho da Praia, Nova Holanda e Imboassica. Estão sendo realizadas ações de cortes de árvore, bombeamento de água, vistorias técnicas, remoção de famílias, interdição de casas, isolamento de áreas de risco, limpeza de desobstrução de vias, canais, redes de drenagem, buscando o retorno à normalidade da cidade.
Até esta manhã de quinta-feira, cinco famílias estavam desalojadas contabilizando 15 pessoas.
Algumas vias da cidade estão interditadas. A indicação da secretaria de Mobilidade Urbana é que os motoristas que vêm pela Rodovia Amaral Peixoto e que se dirigem ao Centro, utilizem a Estrada da Cancela Preta, saindo por trás do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Castelo). O secretário de Defesa Civil, Capitão Eric Schueler, alerta a população para estar atenta às áreas de risco, evitando transitar nas áreas alagadas.
Caso a residência tenha sofrido alagamento, aconselha-se cozinhar com água filtrada a fim de evitar doenças. A Defesa Civil orienta as pessoas que moram em áreas de risco – perto de morros e encostas - para ficarem atentas a qualquer sinal de deslizamento ou desabamento, como ruídos estranhos, declínio de árvores, movimentação do solo ou rachaduras e abandonem as casas imediatamente procurando sempre um local seguro.
A chuva forte que atingiu a cidade na tarde de quarta-feira, foi ocasionada devido à chegada de uma frente fria na Região Sudeste. A previsão é de mais chuva para os próximos dias. Qualquer solicitação à Defesa Civil deverá ser feita através do telefone de emergência 199 ou 2757-4046, ambos com atendimento 24h por dia.