Foto: Robson Maia
Aspectos envolvendo a religiosidade de São Jorge foram abordados pela agremiação
O “cavaleiro guardião” São Jorge foi homenageado na madrugada deste sábado (19) para domingo (20) na passarela do samba macaense pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial. A escola é a quarta do Grupo Especial a se apresentar.
Os jurados avaliam evolução, enredo, conjunto, fantasia, bateria, samba de enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, baiana, alegoria e adereço. O prefeito Riverton Mussi, secretários e vereadores acompanham os desfiles.
De acordo com a escola, o enredo é uma homenagem à saga de Jorge, um guerreiro nascido na Capadócia, região ligada à Turquia. A temática, também relacionada a divindades cultuadas no candomblé, destacou que com sua espada, São Jorge venceu o mal e em seguida surgiu um clarão como sinal de proteção.
“Catequizando os filhos desse chão, guerreiro lutou, batalhas venceu, sempre acreditando em Deus” é um dos versos do enredo em homenagem a São Jorge.
- Está tudo perfeito na noite de hoje. A estrutura montada pela prefeitura está excelente com a Guarda Municipal e os agentes de trânsito, a secretaria de Saúde também dá todo o suporte e assim, a gente fica mais tranqüilo – comentou o técnico de informática, Anderson Vieira, de 28 anos.
O Carnaval fora de época da cidade é promovido pela prefeitura de Macaé e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam), na Cidade do Samba, na Linha Verde.