‘Volta para Casa’ leva desempregado para Mato Grosso

29/11/2006 17:18:52 - Jornalista: Janira Braga

O sonho de voltar para a terra natal está mais próximo para o desemprego Alacedir Rodrigues, que veio para Macaé em busca de emprego, não conseguiu e entrou em situação de vulnerabilidade social. A secretaria de Assistência Social subsidiou as passagens de Alacedir para o Rio de Janeiro e de lá para Mato Grosso, onde está a família dele. O desempregado embarcou nesta quarta-feira (29) para a capital fluminense como mais uma ação do projeto “Volta para Casa”.

O secretário de Assistência Social, Waldeci Brandão, detalhou que o “Volta para Casa”foi implantado em janeiro de 2005 com o objetivo de levar para o local de origem as pessoas que vivem em Macaé em situação de vulnerabilidade social. “Muitas pessoas vêm para Macaé em busca de emprego e sem qualificação profissional, não são absorvidas no mercado de trabalho, vivendo de forma desumana. Por isso, a secretaria de Assistência Social encaminha esses cidadãos ao convívio social em sua terra”, disse.

Alacedir contou que veio para Macaé em busca de emprego, mas não conseguiu. Ao mesmo tempo, descobriu que tinha um tumor no cérebro, o que demandava tratamento médico específico. “Eu fiquei na rua. Em seguida, procurei ajuda na secretaria de Assistência Social, falei com o secretário, que me ajudou e está me ajudando muito com medicamento, local de ficar e no retorno para casa para que eu possa ficar próximo da minha família e fazer minha cirurgia lá”, comentou.

Antes de subsidiar as passagens para o Mato Grosso, a secretaria de Assistência Social concedeu acolhimento para Alacedir com alojamento no albergue municipal, além de assistência médica e alimentação. “Tive todo o atendimento e agora vou me tratar na minha terra”, afirmou.