“História de Joaquim” é a primeira colocada no Festival de Música do COEP

07/08/2006 18:09:47 - Jornalista: Cesar Dussac

“História de Joaquim”, letra e música de Nadson Henrique Farias, do Colégio Municipal Raul Veiga, da região serrana, é a primeira colocada no Festival de Música do Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – COEP, realizado no teatro da Fundação Macaé de Cultura, na tarde desta segunda-feira (07). “A impunidade no Brasil”, de Michaelson Herald, aluno do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel, ficou em segundo lugar, e Daiana de Souza, do Colégio Ancyra Pimentel, ficou em terceiro lugar com “Lágrimas da Vida”.

Nove jurados - músicos, mestres da música, professores de harmonia, canto e português/literatura, compositores e cantores- analisaram e escolheram as três primeiras colocadas, de autoria de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de sete escolas da rede municipal de ensino. O julgamento obedeceu aos quesitos: letra, melodia, tema e interpretação, com notas de cinco a 10. O tema do concurso foram “Os Oito Objetivos do Milênio”, definidos em 2000, pela Organização das Nações Unidas – ONU.

As escolas da rede municipal, cujos alunos concorreram foram: O Ciep 455 Municipalizado Maringá, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, o Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, o Colégio Estadual Mun icipalizado Raul Veiga, o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, o Colégio Municipal Engenho da Praia´, o Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.
.
Segundo a secretária executiva do Coep/Macaé, Maria Inês Barbosa da Silva, o festival de música faz parte do projeto “O Coep e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, que tem como foco a divulgação dos Oito Objetivos do Milênio, com a participação ativa dos jovens na execução e realização desses objetivos, através de ações de mobilização da sociedade, que promovam a cidadania e a solidariedade. Os trabalhos selecionados pelos Coeps estaduais vão participar da etapa nacional, que premiará os 12 melhores trabalhos, com a gravação de um CD intitulado Os Oito Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens.

- Lançado em 2005, em âmbito nacional, o festival de música faz parte das comemorações da Semana Nacional de Mobilização pela Vida, celebrada sempre no início de agosto (este ano, entre 06 e 12 ), em homenagem ao seu fundador, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. É a primeira vez que o município participa, porque a prefeitura tornou-se associada do Comitê em 14 de setembro do ano passado”, disse Maria Inês.