Foto: Rui Porto Filho | João Barreto | Bruno Campos
Fluxo garante o atendimento adequado na unidade que é referência
O Hospital Público de Macaé (HPM) é referência em atendimento, com infraestrutura completa para internações e cirurgias. A unidade é destinada exclusivamente a pacientes encaminhados por outras unidades da rede municipal de saúde, como o Pronto Socorro Municipal, Pronto Socorro do Aeroporto, Hospital da Serra, as UPAs, além das unidades básicas. O fluxo garante o atendimento adequado, fazendo com que casos de média e alta complexidade e cuidados especializados recebam o devido tratamento no HPM.
A secretária de Alta e Média Complexidade, Natália Antunes, explica que muitas pessoas ainda se confundem e acabam recorrendo ao hospital para atendimentos que o HPM não realiza.
“O HPM é estruturado para acolher pacientes que já passaram por uma avaliação médica e que precisam de assistência hospitalar mais avançada. Não se trata de uma unidade de pronto atendimento ou ambulatório", destaca.
“Se uma pessoa tem uma indisposição, por exemplo, deve se direcionar à unidade de saúde como o Pronto Socorro do Aeroporto ou o Municipal, na Imbetiba, ou ainda a Upa Barra ou Upa Lagomar, e não ao hospital que só receberá esse paciente, caso o médico por onde ela foi atendida indicar essa necessidade”, detalha.
“A exceção acontece para pediatria e para a maternidade. Nestes casos, as crianças e as gestantes são atendidas no local, sem a necessidade de encaminhamento prévio”, conclui.