O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Municipal de Macaé (HPM) prossegue com formações e ações direcionadas à saúde. O Núcleo faz parte do Centro de Estudos do do HPM e visa a formação, atualização, acolhimento e escuta em um trabalho de humanização para todos os servidores da saúde.
Nesta terça-feira (13) foi realizada a capacitação “Comissões de Ética atuantes e responsáveis técnicos”, que abrange a Semana da Enfermagem Coren-2025. Já no último sábado (10), foi abordado o tema: “Ética profissional no ambiente de trabalho”, pelo Capacita Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren). Na ocasião, foram abordados a importância de se manter princípios éticos na prática diária dos profissionais de saúde.
Durante a formação também foi apresentada a necessidade de agir com responsabilidade, respeito e integridade, garantindo um atendimento de qualidade e a confiança dos pacientes. A ética e o fortalecimento da reputação da profissão e promover um ambiente de trabalho harmonioso e seguro para todos.
O curso foi ministrado pela professora Rosimere Maria, coordenadora responsável pelas implantações das Comissões de Ética de Enfermagem no Rio de Janeiro. A ocasião contou com a participação de Victor de Moraes Esteves, enfermeiro do HPM e coordenador do Coren de Macaé, e do presidente do Conselho de Ética de Enfermagem do HPM, Ivonildo Lúcio do Amaral Drumond, que é o coordenador de Enfermagem do HPM.
“A organização e espaço se comprometeu em voltar com outros temas para novas formações. Na terça-feira (20) teremos um evento no Rio de Janeiro onde Macaé estará sendo representado por Victor, Ivonildo e eu. A formação foi riquíssima e conquistou a atenção de todos”, ressaltou o coordenador Ivonildo.
Segundo a coordenadora geral do Neps, Eliane de Araújo, o núcleo tem o objetivo de atuar diante de diversas frentes de trabalho para atender profissionais da saúde. “A proposta é voltada para o servidor da saúde e estagiários da área, sempre com foco na humanização, escuta e acolhimento”, destacou Eliane acompanhada do coordenador pedagógico, Alex Bogado.
Vale lembrar, que o espaço também atende residentes e estagiários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. A coordenação do Neps também trata do levantamento e encaminhamento dos estagiários para atuar na rede pública de saúde.