Macaé foi um dos 13 municípios da Região Costa do Sol representados no lançamento do "Programa Novas Rotas", da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O evento aconteceu no município de Búzios. O projeto tem como objetivo a internacionalização de destinos turísticos brasileiros fora dos roteiros tradicionais por meio da capacitação de profissionais.
O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.
"Temos um turismo de negócios consolidado, mas estamos avançando no turismo de lazer. Essa iniciativa de regionalização é fundamental. Vivemos um momento ímpar e temos que aproveitar a oportunidade que esse cenário favorável nos dá. A hora para o turismo avançar muito mais em Macaé e em toda a região é exatamente agora", afirmou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, presente ao lançamento.
"Cada município tem os seus atrativos e as suas peculiaridades, mas é muito importante divulgarmos a região como um todo. A Costa do Sol é a região turística mais forte do Estado do Rio de Janeiro em termos de cidades com alta categorização turística. Minha sugestão é criarmos uma feira turística na Costa do Sol para a divulgação da própria região", salientou o Secretário Municipal de Turismo de Macaé, Leo Anderson, que também participou do evento.
"Queremos revelar novas culturas e experiências de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país", disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Também estiveram presentes os prefeitos de Búzios, Alexandre Martins; de Araruama, Daniela Soares; de Arraial do Cabo, Marcelo Magno; de Casimiro de Abreu, Ramon Dias; de Carapebus, Bernard Tavares; de Iguaba, Fabinho Costa; de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; e de Quissamã, Marcelo Batista, além de Secretários de Turismo de Maricá, Saquarema e Cabo Frio.
'Programa Novas Rotas'
O lançamento oficial do "Programa Novas Rotas" marcou o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. As cidades serão divididas em dois polos para o início da capacitação, previsto para junho.
O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.