Foto: Cláudia Barreto
Um total de 600 mudas de 30 espécies nativas da Mata Atlântica serão plantadas.
Em celebração ao Dia da Mata Atlântica (27/05), Macaé dá mais um importante passo na promoção da sustentabilidade urbana com a implantação da sua segunda Mini Floresta Urbana. A iniciativa, que teve início com um projeto piloto realizado no NUPEM (Campus UFRJ-Macaé), visa transformar áreas públicas subutilizadas – incluindo espaços degradados, ociosos ou sem função social definida – em verdadeiros refúgios de biodiversidade, aproximando a população da natureza enquanto combate problemas ambientais
“A segunda minifloresta será implantada em um terreno estratégico, com participação de voluntários e parceiros, reforçando o compromisso da prefeitura com políticas públicas ambientais. A expectativa é que, nos próximos anos, novas áreas sejam transformadas, consolidando Macaé como referência em urbanização ecológica e qualidade de vida”, destacou o secretario de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado.
“Sem árvores, enfrentamos problemas como deslizamentos, temperaturas elevadas e até escassez hídrica. Estas miniflorestas são uma forma de resgatar nosso ambiente e garantir um futuro mais seguro e saudável para todos”, disse.