A exibição será sempre às terças-feiras, às 19h
O Cinema Comentado no Solar apresentará o filme 'A descoberta do Mundo' nesta terça-feira (17) e de 8 a 29 de julho, o ciclo Walter Salles Júnior, que exibirá filmes de um dos maiores cineastas do país. A exibição será sempre às terças-feiras, às 19h.
'A descoberta do mundo' (2022) é um documentário dirigido por Taciana Oliveira, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. O filme é estruturado a partir de diversos cortes de entrevistas da autora, de seus familiares e amigos em uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra.
Já a partir de julho, as terças-feiras serão contempladas com as obras do diretor e produtor Walter Moreira Salles Júnior. Nascido no Rio de Janeiro em 1956, o Walter realiza o projeto do renascimento do cinema brasileiro com padrões internacionais. Numa perspectiva cosmopolita, seus filmes revelam o universal a partir de caminhos que levam ao singular humano.
Waltinho é considerado um dos maiores cineastas brasileiros. Como reconhecimento, seus filmes ganharam um Oscar, três prêmios no Festival de Cannes, três prêmios no Festival de Veneza, dois British Academy Film Awards, um Urso de Ouro do Festival de Berlim e um Globo de Ouro, além de outras três indicações ao Oscar.
De acordo com o organizador do Cinema no Solar, o ciclo busca homenagear sua trajetória, a partir da comemoração dos 30 anos do filme Terra Estrangeira, protagonizado por Fernanda Torres, que ganhou o Oscar em 2025 com outro filme do diretor, Ainda Estou Aqui.
Os outros três filmes escolhidos são: Terra Estrangeira (1995), Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001).
08/07 - Terra Estrangeira
No início da década de 1990, o Brasil vivia uma era de incertezas em um país tomado pelo caos da era Collor. Sem perspectivas, Paco decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos acabam se envolvendo em um esquema de contrabando e vivendo um verdadeiro pesadelo em terras lusitanas.
15/07 - Central do Brasil
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
22/07 - Abril Despedaçado
Na década de 1910, Tonho vive com a família no sertão nordestino. Ele é impelido pelo pai a vingar a morte do irmão mais velho, vítima de uma rixa entre famílias pela posse da terra. Tonho sabe que será perseguido por um membro da família rival, como dita o código de vingança local. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacú, Tonho começa a questionar a lógica da tradição violenta. Nesse ínterim, dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.
O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.