Foto: Rui Porto Filho
Com ações pautadas na atualização dos profissionais da rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Secretaria Executiva de Média e Alta Complexidade iniciou nesta sexta-feira (15), Curso Integrado de Ventilação Mecânica Aplicada, no Hospital Público de Macaé (HPM).
A secretária Executiva de Média e Alta Complexidade, Natália Antunes, reforça que a educação continuada na saúde é um processo permanente de aprendizado voltado para práticas e habilidades visando a melhoria da assistência à saúde. “A saúde está em constante avanço e inovação, e a atualização é a garantia da qualidade e segurança dos cuidados prestados”, falou.
A coordenadora de Fisioterapia, Luciana Vizeu, explica que o curso foi planejado pela equipe de educação continuada do serviço de fisioterapia, com o objetivo de capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas no manejo da ventilação mecânica. “É um curso abrangente, composto por 8 módulos, distribuídos em 4 dias, a serem realizados nos meses de agosto e setembro”, disse.
Ela ressalta que o compromisso da gestão é sempre aprimorar a qualidade da assistência à população, promovendo a capacitação dos profissionais de forma a integrar a equipe multidisciplinar que atua na Secretaria de Alta e Média Complexidade. “A ventilação mecânica é crucial para o suporte vital de pacientes em estado crítico. Essa assistência é, comumente, conduzida por fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. O manejo clínico da ventilação mecânica exige treinamento especializado. O fisioterapeuta, em particular, possui profundo conhecimento da mecânica ventilatória e dos ajustes necessários para restaurar a função respiratória do paciente”, pontuou.
Durante a abertura do evento a diretora do HPM, Alessandra Dames e o representante da subsede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, Jorge Costa, deram as boas-vindas aos participantes.
Luciana lembra que a fisioterapia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19, durante a qual desempenhou um papel fundamental na recuperação dos pacientes.
O curso segue até o dia 26 de setembro, com aulas teóricas e práticas/simulação, a cada 15 dias, sempre de 8h30 às 17h.
Programação
Módulo 1: Fundamentos da Fisiologia Respiratória e Ventilação Mecânica