Foto: Divulgação
Com 30 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas, a cidade fomente o ciclismo
Nesta quarta-feira, 16 de agosto, é celebrado o dia do ciclista. Com 30 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas, há muitos motivos para celebrar e pedalar em Macaé. Eventos para esse público já se tornaram tradicionais na cidade.
Além das recentes revitalizações das ciclofaixas, ciclovias, ciclofaixa sobre passeios e ciclorrota, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé vem investindo em equipamentos para o uso da bicicleta. No início de 2021 tínhamos apenas 40 paraciclos (suporte para estacionamento de bicicletas) e, hoje, são mais de mil instalados em vários pontos do município. A expectativa é de que mais paraciclos sejam instalados.
Na última semana, foi criada a Coordenadoria de Mobilidade Ativa de Macaé (CMAM) vinculada à Mobilidade Urbana responsável pela formulação, articulação, coordenação e monitoramento das políticas públicas voltadas à mobilidade cicloviária e aos modais ativos no Município de Macaé. O decreto do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, propõe intervenções de melhoria nos projetos e na operação da malha cicloviária e da infraestrutura para pedestres e usuários de mobilidade ativa.
Vale lembrar que está em andamento o projeto para implantação da Rota 2, ciclovia que vai ligar o Bairro da Glória a Imboassica.
Confira os locais da cidade que possuem destino para ciclistas:
Ciclofaixas
Cavaleiros
Centro
Imbetiba
Lagomar
Mirante da Lagoa
Riviera
Ciclovias
Aeroporto Hildebrando
Bairro da gloria
Bar do Coco
Cancela Preta
Cavaleiros/Praia Campista/Lagoa
Linha Verde
Linha Vermelha
Ciclofaixa sobre passeio
Aeroporto
Evaldo Costa
Ciclorrota
Mirante da Lagoa