logo

Professora do CAp é finalista do Prêmio Kindle Vozes Negras

21/08/2025 16:43:00 - Jornalista: Jennifer Ferreira

Foto: Evelyn Eilid

Daiana de Souza se destaca entre milhares de inscritos com uma obra sobre amizade, amadurecimento e a potência das narrativas negras

A escritora, roteirista e professora de História do Colégio de Aplicação de Macaé Daiana de Souza,foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio Kindle Vozes Negras 2025, promovido pela Amazon em parceria com o Grupo Editorial Companhia das Letras. Sua obra “Amiga com Piscina” conquistou os jurados ao narrar, de forma sensível e potente, a jornada de Leila, uma jovem negra em busca de identidade, liberdade e pertencimento.

“Amiga com Piscina” é um romance de formação que acompanha Leila, uma adolescente de 15 anos que vive no bairro Campo D`Oeste, em Macaé, e ingressa na escola técnica nos anos 2000. A partir desse momento, sua vida se transforma: novos ambientes, novos amigos, novos desafios e o choque entre mundos completamente diferentes.

A amizade com Marina, uma garota branca e rica, abre portas e provoca reflexões sobre classe social, racismo estrutural, amadurecimento, escolhas e sonhos. A narrativa aborda temas como amizade feminina, adolescência, pertencimento e as experiências de mulheres negras, construindo personagens intensos e verossímeis que dialogam com diversas gerações de leitoras.

Sobre a autora

Daiana de Souza escreve desde 2010, quando venceu o concurso de contos “Macaé: Histórias para Contar”, feito pela antiga Funemac. É professora de História, roteirista e apaixonada por narrativas que colocam as experiências, os afetos e as resistências de pessoas negras no centro das histórias. Sua escrita transita entre drama e realidade, criando personagens marcantes e situações que convidam à reflexão.

Moradora de Macaé, Daiana conecta sua vivência local ao universo da literatura e do audiovisual, explorando temas que atravessam identidade, memória e transformação.

“‘Amiga com Piscina’ vem sendo escrito desde 2019, com mais consistência a partir de 2021, e me enche de orgulho usar a escrita para que outras mulheres negras se reconheçam em Leila. Essa conquista também é de cada leitora e leitor que se conectou com essa história”, comentou com entusiasmo Daiana de Souza, autora finalista do Prêmio Kindle Vozes Negras.

Além da narrativa, “Amiga com Piscina” também carrega a identidade macaense na arte da capa, criada pela ilustradora e artista visual Ray Lima, ex-aluna de Daiana no CAP Macaé. “Também é uma alegria enorme ter incluído a Ray no projeto. Ela foi minha aluna e hoje é colega de profissão. Ter sua arte estampando essa história torna tudo ainda mais especial”, destaca Daiana.

Sobre o prêmio

O Prêmio Kindle Vozes Negras celebra e dá visibilidade a autoras e autores independentes negros, valorizando a diversidade de experiências e narrativas no cenário literário brasileiro. A iniciativa, promovida pela Amazon em parceria com a Companhia das Letras, destaca obras de ficção publicadas por meio do Kindle Direct Publishing (KDP) e reforça a importância de uma produção literária mais inclusiva, plural e representativa.

Serviço

Livro: Amiga com Piscina

Autora: Daiana Souza

Prêmio: Kindle Vozes Negras 2025

Origem: Macaé, RJ

Para comprar o livro: https://amzn.to/3RGjnhM


Fotos Relacionadas