Foto: Ana Chaffin
Corporações musicais desfilaram pela Avenida Elias Agostinho durante o 3º Fest Bandas Macaé 2025, reunindo grupos de diferentes cidades e estados em uma grande celebração cultural
Quem passar até às 22h deste domingo (31) na a Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, terá a chance de apreciar a fusão de ritmos e os talentos dos participantes do 3° Fest Bandas Macaé 2025. A programação está recebendo 28 corporações representantes de Macaé, Duque de Caxias, Araruama, Silva Jardim e Teresópolis, além de municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A atividade, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Macaé.
As belas apresentações do corpo coreográfico e o som de instrumentos como bumbo, caixa, tarol, surdo, prato e lira estão encantando crianças, jovens e adultos que aproveitaram o domingo de sol para admirar a musicalidade. Diante de aplausos e assobios do público e emoção dos integrantes, a Corporação Musical do Colégio Estadual Luiz Reid, foi a única representante de Macaé. Entre eles estavam Gustavo Ivo Pereira e Sofia Rodrigues. Felizes, eles admitiram que pisar na avenida causa “frio na barriga”. “Estamos contentes com esta oportunidade. Que venham mais programações como estas”, comentou Gustavo.
A programação, realizada pela Associação Música Cidadania Macaé, é um projeto musical que é promovido nas escolas de Macaé e recebeu as presenças de Felipe Carlos (presidente da Federação de Bandas e Fanfarras) e Isabela Barcelos. “É muito bom estar aqui. Este Festival não destaca apenas a cultura, mas o esforço de uma associação, que alia música, inclusão, cidadania e valorização de talentos. A associação tem um papel transformador na vida dos jovens de Macaé”, comentou Felipe.
Para o Prefeito de Macaé, Welbert Rezende, o 3° Fest Bandas Macaé 2025 é de suma importância para o resgate da tradição de bandas e fanfarras e reconhecimento de potencialidades no município. “A música, dança, enfim a cultura enaltece talentos e valores. Agradeço a parceria com a Associação Música Cidadania Macaé. Vamos relembrar os bons tempos de bandas e fanfarras”, pontuou. Recentemente, ele participou da abertura oficial do Festival ao lado da vereadora Leandra Lopes e da presidente da Associação Renata Carneiro.
Satisfeito com o evento, o diretor técnico Anderson Adolfo reconheceu que esta edição está superando a anterior. “No próximo evento teremos que dividir o cronograma em dois dias. Esta é uma celebração que ultrapassa barreiras em prol de um espetáculo voltado para música, cultura e ímpar no município. Agradecemos todo apoio”, comentou, acompanhado de Alessandro Adolfo e Quelen Vitorino
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico oferece todo o suporte. A responsável pela pasta da Cultura, Waleska Freire, pontuou que “programações como esta fortalecem a identidade cultural de Macaé e desenvolvem economicamente e turisticamente”. Além disso, para o jovem músico de Macaé, o Fest é inspiração para aprendizado. “Ao oferecer uma programação diversificada e atrativa, os festivais conseguem atrair um público amplo e variado, incluindo aqueles que talvez não frequentem outros tipos de eventos culturais”, disse.
A Associação Música Cidadania Macaé é um projeto musical que é promovido nas escolas de Macaé. Mais detalhes, você encontra no instagram: @musicacidadaniamacaerj. O Festival vai contar com premiações em troféus.
Confira abaixo a premiação
Categoria marcial: 1⁰ lugar ( 1)
Categoria Percussão com Instrumento melódico simples - juvenil: 1⁰ lugar (1); 2⁰ lugar (1); 3⁰ lugar (1)
Categoria Percussão Marcial com Liras (categoria única): 1⁰ lugar (1); 2⁰ lugar (1); 3⁰ lugar (1)
Banda de Percussão Sinfônica - Infanto Juvenil: 1⁰ lugar (1)
Banda de Percussão Sinfônica- Sênior: 1⁰ lugar (1); 2⁰ lugar (1)
Banda de Percussão com instrumento melódico simples - Sênior: 1⁰ lugar (1); 2⁰ lugar (1); 3⁰ lugar (1)
Banda Marcial - Sênior: 1⁰ lugar (1); 2⁰ lugar (1)
Corpo Coreográfico: 1⁰ lugar (6); 2⁰ lugar (4); 3⁰ lugar (2)
Regente Mór: 1⁰ lugar (6); 2⁰ lugar (4); 3⁰ lugar (3)
Baliza Feminino: 1⁰ lugar (7); 2⁰ lugar (3); 3⁰ lugar (3)
Baliza masculino: 1⁰ lugar (6); 2⁰ lugar (3); 3⁰ lugar (3)