Foto: Rui Porto Filho
Primeiro dia do evento mostra o peso do turismo gastronômico local para geração de renda e fomento da economia
A décima quarta edição do Festival Macaé Gastronomia e Cultura já começou na orla dos Cavaleiros, consolidando Macaé como destino de turismo gastronômico do Estado do Rio de Janeiro. O evento é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé e a Prefeitura é apoiadora institucional do evento, com diversas secretarias atuando até domingo (7). O festival ocupa quatro quarteirões da praia, transformando a orla em um roteiro que celebra sabores locais, cultura e entretenimento, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico.
O prefeito Welberth Rezende participou da estreia do festival e destacou o vigor do evento para o fortalecimento do turismo local. “O Festival Macaé Gastronomia e Cultura é mais do que um encontro de sabores, é uma vitrine da nossa cidade. Ele movimenta a economia e mostra para o Estado e para o Brasil que Macaé tem vocação para ser referência em turismo gastronômico”, afirmou o prefeito.
O secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cidade como polo turístico.
A afirmação de Léo Anderson vai ao encontro de dados do SindRio, que mostram que a gastronomia está cada vez mais aquecida no turismo fluminense. Entre janeiro e junho de 2025, bares, restaurantes e lanchonetes do Estado do Rio de Janeiro arrecadaram R$ 258,9 milhões em ICMS.
“Este festival volta a comprovar a vocação de Macaé para o turismo gastronômico. Ocupando grande parte da orla, ele une cultura, lazer e sabor em um só espaço, e a expectativa é que essa estrutura atraia ainda mais visitantes, gere renda para pequenos produtores e reforce nossa presença no mapa dos grandes eventos do estado”, comentou o secretário.
O pórtico cenográfico representa um dos prédios mais emblemáticos, o Hotel Palace do sofisticado Café Belas Artes e dá as boas vindas aos visitantes. Além dos pratos doces e salgados, atrações como a Cozinha Show com chefs consagrados, Feira do Produtor de Macaé, de Artesanato, apresentações de dança, música e outras manifestações culturais engrandecem o evento.
“Estamos mostrando um pouco da história da gastronomia de Macaé, desde o Centro, passando por Imbetiba, Cavaleiros. É uma oportunidade de valorizar os chefs locais, os ingredientes regionais e a tradição que moldou nossa identidade culinária ao longo dos anos”, expressou.
Coral da Cidade de Macaé apresenta Sol de Primavera e Guita
"Além das atrações no palco da Cultura, cerca de 30 escritores locais e membros da Academia Macaense de Letras estarão presentes no Espaço Literário todos os dias”, informou, acrescentando que o espaço recebe e doa livros.
Nesta quarta-feira (3), das 18h às 19h30, as atrações também foram Fanfarra Jazz; das 19h30 às 20h30, Zé Rangel Quarteto Bossa Jazz. Pista 1: das 18h às 21h30, DJ Moah e, das 21h30 a 01h, DJ Lyd. Na Pista 2: das 18h às 21h30, DJ Jéssica e, das 21h30h a 01h, Ferk.
“Sinto que Macaé, ao mesclar gastronomia, história e cultura na orla dos Cavaleiros, se reinventa como uma cidade turística”, comentou a comerciante Cristina Vasconcellos, presente no primeiro dia do festival.