Foto: Ana Chaffin | Maurício Porão
Atividades contaram com a participação de ONGs, empresas, escoteiros e moradores, destacando a importância da conscientização ambiental e da atuação coletiva
Neste sábado, 20 de setembro, Macaé integrou-se ao movimento global do Dia Mundial da Limpeza, promovendo um grande mutirão ambiental em dois pontos do município: na Praia dos Cavaleiros e no Rio São Pedro, em Glicério, na região serrana. A ação contou com a participação da secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, além de outras pastas como Serviços Públicos, ONGs, instituições, escoteiros, empresas locais e moradores, numa demonstração de mobilização coletiva em defesa do meio ambiente.
A iniciativa também marca a celebração do Dia Municipal de Limpeza de Praias, Rios, Cachoeiras, Florestas, Lagoas e Similares, instituído pela Lei Municipal nº 4.712/2020, que determina a realização de atividades de conscientização ambiental e ações práticas de limpeza todos os anos na mesma data, no âmbito do município.
Mobilização em dois locais
As ações aconteceram simultaneamente das 9h às 12h, em dois locais estratégicos: na Praia dos Cavaleiros, entre os Postos 2 (esquina da Avenida Atlântica com a Rua Valparaíso) e o Posto 1 (Praia de Hollywood), e no Rio São Pedro, em Glicério. Na praia, a atividade foi iniciada nas proximidades do parquinho no final dos Cavaleiros, com presença de crianças, jovens e adultos, reforçando o caráter educativo e formativo da ação.
Já em Glicério, a mobilização foi conduzida em parceria com a empresa Expro, que se uniu às secretarias municipais e demais instituições locais para celebrar a data com um mutirão de limpeza nas margens do rio — ponto importante para a biodiversidade e qualidade da água da região serrana. Foram coletadas 5 toneladas de resíduos de dentro do Rio São Pedro. Cerca de 200 pessoas participaram da ação.
A Secretaria de Serviços Públicos foi responsável pela destinação adequada dos resíduos recolhidos. Além disso, materiais recicláveis foram encaminhados para ONGs parceiras especializadas em reciclagem, garantindo um fechamento de ciclo mais sustentável.
O secretário municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado, destacou a importância do evento como uma ação conjunta de impacto real.
“Quando conseguimos mobilizar os conselhos de meio ambiente, as comunidades, instituições e ONGs em um mesmo propósito, estamos colocando em prática o que chamamos de cuidado coletivo. O que cada um faz, no seu individual, soma para que esse trabalho dê certo. A Secretaria está presente como incentivadora e participante desses esforços”, observou.
“A Prefeitura ressalta que eventos como este ajudam a construir uma consciência ambiental duradoura, especialmente entre as novas gerações, que participaram ativamente das atividades neste sábado”, definiu.