Defesa Civil entrega Plano de Apoio Operacional aos Bombeiros

13/09/2022 14:13:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Secretário de Defesa Civil, Joseferson Florêncio, formaliza parceria de combate a incêndio florestal, com comandante do 9º GBM, Marcos Moreira

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, entregou, nesta terça-feira (13), ao 9º Grupamento de Bombeiro Militar, o Plano de Apoio Operacional à Combate de Incêndio Florestal. O objetivo foi formalizar a parceria entre os órgãos nas ações de resposta a emergências dentro dos limites do município.

De acordo com o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, o documento descreve as principais áreas de interesse ambiental de Macaé e estabelece os procedimentos que devem ser adotados pelos órgãos diretos e indiretos.

“O apoio está acontecendo desde julho, quando começou o período de estiagem, que segue até outubro. A proposta é formalizar essas ações, além de marcar o lançamento da campanha de educação ambiental que estamos promovendo com a população. A ideia é que todos possam contribuir com atitudes para evitarmos os incêndios em vegetação”, frisou Joseferson.

O plano mostra os recursos que a prefeitura tem disponibilizado para apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro nas ações de combate a incêndio.

Para o comandante do 9º GBM, o tenente-coronel Marcos Reinaldo Moreira Júnior, a iniciativa é fundamental para toda a população. “Com esse apoio, o combate aos incêndios em vegetação fica mais eficiente, além de evitar manobras operacionais do Corpo de Bombeiros, que poderá estar em outros lugares. Este ano, estamos com uma peculiaridade que essas ocorrências estão ocorrendo mais nas áreas urbanas”, frisou o comandante.

Entre os meses de julho e agosto, a Defesa Civil já registrou 13 ocorrências de incêndios em vegetação. As áreas atingidas, normalmente, são estradas. Os últimos casos foram localizados em Trapiche, Vale das Palmeiras, Cabiúnas, Glicério, Serra da Cruz, Óleo, Frade, Vale das Palmeiras, Córrego do Ouro e Virgem Santa.

A entrega contou também com a presença do tenente-coronel Eric Schueler.

Apoio

O apoio operacional está sendo realizado com ferramentas como bombas costais (rígidas ou flexíveis), enxadas, foices, pás, facões, entre outras. Já os equipamentos são roçadeiras, motosserras, caminhão-pipa, motobombas, auto tanques, tratores e outros.

A prefeitura tem disponibilizado, também, recursos de combate manual e mecânico. As Secretarias envolvidas são: Secretaria Adjunta de Defesa Civil; Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Ordem Pública (Guarda Ambiental); Agroeconomia; Adjunta de Serviços Públicos.

Educação Ambiental
Além do plano, a Secretaria Adjunta de Defesa Civil também lançou uma campanha de educação ambiental. O objetivo é divulgar diversas sugestões para evitar as queimadas. Algumas delas são: evitar a prática da queima de pastagem; evitar ponta de cigarro nas estradas, pois pode provocar um incêndio de grande proporção; não acender churrasqueiras em áreas de cachoeiras, rios, acampamentos e trilhas no meio da mata. Além disso, o plano destaca que as queimadas provocam problemas respiratórios e risco de acidentes por má visualização.

Em caso de incêndio, ligue 193 (Corpo de Bombeiros). Denúncias e situações de risco de incêndio podem ser comunicadas pelos telefones (22) 2772-1810 / 2796-1380 (Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal).


Fotos Relacionadas