Ações marcam O Dia Mundial de Luta contra a Aids

03/12/2018 12:02:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Abordagem busca a conscientização e segue até as 17h, no calçadão da Avenida Rui Barbosa

Com programação especial, o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) está sendo lembrado, nesta segunda-feira (3), em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em Macaé. O evento, que acontece até as 17h, conta com distribuição de preservativos, folhetos explicativos e serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial e outros. A ação visa conscientizar a população sobre a doença e, principalmente, as formas de prevenção.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids, Cátia Nascimento, o município tem atualmente 1,2 mil pessoas em tratamento. Desse total, a faixa etária com maior índice são os jovens entre 20 e 25 anos. Já o número de novos casos, por mês, chega a 14.

"Esta ação é importante para estarmos sempre lembrando a importância da prevenção, mas também, para ressaltar que Macaé oferece o teste rápido e, caso seja positivo, o paciente conta com toda uma rede de tratamento", frisou Cátia.

O teste rápido para rápido para HIV, Hepatites B e C e Sífilis está sendo oferecido no novo endereço do Programa DST/Aids: Rua Alfredo Backer, 182, Centro (próximo ao Corpo de Bombeiros).

As atividades desta segunda estão sendo promovidas pela Coordenação de Política, Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade em parceria com a Secretaria de Saúde e o Grupo Diversidade Macaé Vida. "Esta ação social busca atingir diversos segmentos da sociedade com uma conversa informal. A ideia é mostrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce", destacou a coordenadora de Política, Acesso e Gênero, Márcia Lima.

O evento também conta com o apoio da Pastoral da Aids (Paróquia Santo Antônio Macaé). O intuito é apresentar uma rede organizada para acompanhar e acolher quem precisa. Para a atendente Leandra de Souza Neves, 21 anos, a iniciativa é fundamental. "Sempre estou me informando sobre o assunto e se todos tivessem essa conscientização, talvez, os casos seriam menores", frisou.


Fotos Relacionadas