Adolescentes do Nova Vida assistem à palestra sobre 'Ética'

30/05/2017 16:47:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Responsabilidade e solidariedade são estimuladas por meio de exemplos positivos

Cento e cinquenta adolescentes do Programa Nova Vida participaram nesta terça-feira (30) de capacitação, em uma parceria com a Faculdade Salesiana. O tema abordado desta vez foi "Ética", ministrado pela Irmã Inarlete Fioresi, das 9h às 11h, e pela Irmã Carmelita Agrizzi, das 14h às 17h, auxiliadas pelo professor Gabriel Sousa.

Para o coordenador do programa, Douglas Fontes, as palestras são importantes porque trazem o contexto universitário para o universo dos meninos e meninas do Nova Vida. "A educação promove a emancipação das pessoas", diz. O objetivo da parceria é contribuir para a formação desse público em diferentes áreas do conhecimento.

Durante a palestra sobre ética, houve interatividade e dinâmica, por intermédio de reprodução de falas e peças a respeito do tema tratado, com discussão e reflexão no final. Segundo o professor Gabriel, a abordagem não se preocupou em levar conceitos e conteúdos, mas palavras-chave como 'solidariedade', 'justiça', 'verdade', 'honestidade', 'responsabilidade', 'respeito' e outras. Elas foram trabalhadas nos exercícios, em momentos em que os estagiários foram estimulados a pensar, via participação nas atividades.

Já foram realizadas duas palestras em 2017 para esse público-alvo. As próximas capacitações com profissionais de ensino universitário serão no final de junho com o tema 'Administração do Tempo'; em julho tratará do assunto 'Desenvolvimento Sustentável: compromisso com as futuras gerações'.

Em agosto, o tema escolhido será: 'Texto e Contexto'. Para setembro, o tema escolhido será 'Gincana da Ciência', em outubro, 'Orientação Profissional' e em novembro haverá o tema: 'Planejando a sua empregabilidade'.

Para a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Salesiana e responsável por selecionar os profissionais de ensino para este trabalho, Sílvia Lourenço, é uma missão salesiana oferecer apoio aos jovens. "Tudo isso conta com a disponibilidade de um trabalho multidisciplinar", afirma.

Já a vice-diretora acadêmica, Ana Cristina Lousada, disse que as palestras envolvem diversas áreas do conhecimento, promovendo para os adolescentes uma experiência que transforma a realidade de vida, por intermédio de exemplos positivos.


Fotos Relacionadas