Conscientização marca Dia Mundial de Combate à Homofobia

17/05/2017 17:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero foi a responsável pelas atividades

A Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé promoveu, nesta quarta-feira (17), ação na praça Veríssimo de Mello, para comemorar o Dia Mundial de Combate à Homofobia. Entre 8h e 16h, quatro funcionários distribuíam preservativos e panfletos de conscientização.

Às 12h30, a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Márcia Lima, proferiu palestra para 30 ouvintes. "Queremos que as pessoas amem, vivam, sejam livres. Tentamos mostrar aos cidadãos que homofobia é uma doença, pois cada um tem o direito de viver como gosta", justifica.

No livro de presença, havia cerca de 200 assinaturas até às 14h30. Para Márcia, o objetivo dessa atividade de conscientização é promover a não discriminação social de gays, lésbicas, transgêneros e travestis. "Tenho orgulho de ser a primeira trans de Macaé, primeira entre as cidades da Região dos Lagos a coordenar um grupo de trabalho como esse, com apoio de autoridades como o prefeito Dr. Aluizio e a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires", comentou Márcia.

Passando pelo estande, a ambulante Lúcia de Morais, de 58 anos, afirmou que todo preconceito é negativo, devendo ser "jogado no lixo". "Vejo muitos casos de homofobia aqui no Centro da cidade, já presenciei até atos de violência", citou, lamentando a discriminação e a intolerância.


Fotos Relacionadas