Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Cras: a porta de entrada da assistência social em Macaé

2017-09-04 11:52:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
fachada do cras
Foto: João Barreto
Sete unidades priorizam atendimento integral à família

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé disponibiliza para a população sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Seus objetivos são prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Também visam ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Os Cras macaenses são localizados estrategicamente para servir aos bairros de sua vizinhança. Têm equipes - formadas por psicólogos, assistentes sociais, orientadores sociais, assistentes administrativos e técnicos residentes - nos bairros Parque Aeroporto, Barra, Nova Esperança, Novo Visconde, Serra, Malvinas e Aroeira.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Tuany Lopes, o principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). "Dentre as finalidades estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e ações socioassistenciais", diz.

Comenta ainda que também existe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SVFC), no qual são realizados atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, conforme a idade dos usuários.

- Somos a porta de entrada da Assistência Social. Buscamos fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, promovendo organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, garantindo ao nosso usuário o acesso aos serviços, benefícios e projetos - conclui Tuany.

Endereços e horários de funcionamento dos Cras

Os sete Centros de Referência de Assistência Social funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e ficam localizados nos seguintes bairros:

Aeroporto: Estrada do caminho, s/n; Aroeira: Rua Luiz Alves Lima e Silva, s/n; Barra: Rua Eurico Barbosa de Souza, s/n, Praça Beira Rio; Malvinas: Rua Maria Jose Mahon, 1.648; Nova Esperança: Rua Sergipe, Lt 09.

Também estão nos bairros Novo Visconde: Rua Manoel Batista Carvalho, s/n, Praça Edgar dos Santos Moraes e em Córrego do Ouro, que abrange a região serrana, na Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque