Secretaria Adjunta de Ensino Superior


Observatório da Cidade de Macaé





1 – APRESENTAÇÃO

O Observatório da Cidade de Macaé foi através da Portaria nº 09/2018, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior e tem sua sede na Cidade Universitária. É efetivado por meio de parceria acadêmica voluntária, na constituição de uma rede interinstitucional que reúne agentes públicos de universidades, instituições privadas de ensino, gestão pública municipal e instituições parceiras.Tem como objetivo principal analisar as transformações em curso na cidade de Macaé, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social e econômica em que o município se insere.Reconhecendo e valorizando o importante papel desempenhado pelas instituições de Ensino Superior enquanto dinamizadoras do processo de desenvolvimento local e regional, o Observatório proporciona ainda mais o estreitamento da relação entre a gestão pública, a Universidade e as instituições de ensino e pesquisa.É uma iniciativa da Prefeitura de Macaé, sendo desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação.

1.1 FILIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SUPERIOR

1.2 –ESTRUTURA

COORDENAÇÃO
Alice Ferreira Tavares - PMM
Felipe Dias Ramos Loureiro - PMM

CONSELHO ACADÊMICO DE GESTÃO
Alice Ferreira Tavares – UFF/ PMM
Darana Carvalho de Azevedo – UFF-Niterói/PMM
Elaine Antonio Antunes Passos – PMM
Fabianne Manhães Maciel – UFF – Macaé
Felipe Dias Ramos Loureiro – Universidade de Coimbra/PMM
Giuliano Alves Borges e Silva – UFF - Macaé
Inês Leoneza de Souza – UFRJ - Macaé
Luana Silva Monteiro – UFRJ
Maria Inês Paes Ferreira – IFF-Macaé
Mariângela Garcia Santos - PMM
Naiara Sperandio - UFRJ - Macaé
Sabrina Nunes Dias da Silva Barbosa - PMM
Vitor Yoshihara Miano – IFF-Macaé

CONSELHO EDITORIAL
Alice Ferreira Tavares – UFF/ PMM
Aline César Jesus – PMM
Cremilda Barreto Couto - FEMASS
Darana Carvalho de Azevedo – UFF-Niterói/PMM
Elaine Antonio Antunes Passos – PMM
Fabianne Manhães Maciel – UFF - Macaé
Felipe Dias Ramos Loureiro – Universidade de Coimbra/PMM
Giuliano Alves Borges e Silva a – UFF-Macaé
Glauco Nader - UFF - Macaé
Inês Leoneza de Souza – UFRJ - Macaé
Lia Hasenclever – UCAM - Campos
Luana Silva Monteiro – UFRJ
Maria Inês Paes Ferreira – IFF-Macaé
Naiara Sperandio - UFRJ - Macaé
Sabrina Nunes Dias da Silva Barbosa – PMM
Scheila Ribeiro de Abreu e Silva – UENF/ PMM
Tiago Oliveira de Souza – UFRJ -Macaé
Vitor Yoshihara Miano – IFF-Macaé
(Portaria N°: 07/2022, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior)

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA
(Adesão voluntária)
O Observatório da Cidade de Macaé é composto por um uma equipe interinstitucional e interprofissional, reunindo agentes governamentais, pesquisadores, Universidades e Faculdades sediadas no município, além de instituições diversas, organizados num Núcleo de Estudo e Pesquisa, voltado à criação e fomento de uma rede de informações e conhecimentos sobre a realidade local e regional, numa perspectiva de adesão voluntária à cooperação acadêmica na esfera municipal.

Uma das principais características do Núcleo é reunir instituições e pesquisadores através da cooperação acadêmica e intercâmbio científico, na constituição de uma rede de conhecimentos que possa vir a desvelar as práticas, representações, continuidades, rupturas e formas de interpretar a vida na cidade, a distribuição de suas riquezas e recursos, acesso a bens e serviços, através de métodos de pesquisa específicos aos objetos de estudo.

2 - CAMPOS DE ESTUDO E PESQUISA
Atualizado em 14/06/2021
  • Trabalho e Economia - Estudo das dinâmicas do mundo do trabalho e das relações de produção, considerando os processos de transformação e reestruturação produtiva, da precarização, informalidade e desemprego; do modo como afetam a vida das famílias, a atividade das empresas e a vida social; diversificação da economia e surgimento de novos setores de atividade econômica;
  • Estado, Sociedade e Políticas Sociais - Estudo referente à avaliação do acesso a qualidade dos bens e serviços, na garantia dos mais básicos direitos sociais (saúde; educação; habitação; justiça; território; identidade, memória e culturas, entre outros) e do agravamento das desigualdades sociais;
  • Planejamento e Gestão da Infraestrutura Urbana – Estudo dos processos de planejamento e gestão do ambiente construído, considerando a preservação de sua identidade, particularidades e a sustentabilidade urbana, na perspectiva dos arranjos municipais existentes.
  • Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável – Estudo referente ao processo de desenvolvimento local e regional a partir de suas dimensões ambiental e inclusiva, considerando a ampliação do conhecimento relacionado aos indicadores de sustentabilidade e de gestão na esfera de políticas públicas.
3 - METODOLOGIA

3.1 - Ocorrerá de duas formas:

a) Através do desenvolvimento de pesquisa, considerando o monitoramento das transformações ocorridas em escala local e regional e a análise de indicadores e estudos sobre a realidade da cidade. Utilizar-se-á tanto metodologias quantitativas como qualitativas de análise.
  • Tomar-se-á como fontes de dados quantitativos, as bases de dados das instituições públicas e privadas do município e do país, dentre outras instituições relevantes. Essas instituições também fornecem fontes qualitativas relevantes, tais como documentos, legislação, dados administrativos específicos.
  • As metodologias qualitativas também serão desenvolvidas através de fontes diversas tais como a aplicação de questionários estruturados, a realização de entrevistas, a realização de observações diretas, o desenvolvimento de observações participantes, além do uso e produção de material audiovisual.
b) No âmbito da gestão das atividades do Observatório, o que supõe a participação e colaboração dos parceiros vinculados ao projeto.
  • Tal processo de gestão implicará o acompanhamento e avaliação constante das atividades do Observatório, com realização de reuniões periódicas dos parceiros e de avaliações técnicas com equipes especializadas de pesquisadores e alunos.
  • A divulgação dos estudos, análises e todo conjunto de informações será, pois, objeto de permanente avaliação da coordenação do Observatório e dos parceiros reunidos num Conselho de Gestão.
  • O conselho de gestão é definido segundo normas próprias a serem elaboradas pelos parceiros do projeto, isto é, as instituições e órgãos que dele participam.
3.2 - Atividades:

a) Reuniões periódicas com as instituições parceiras para discutir e definir os estudos, análises, documentos etc., a serem publicados.
b) Reuniões periódicas com o grupo de pesquisadores a fim de definir e acompanhar as pesquisas, os dados e estudos a serem publicados, e as formas de publicação dos mesmos;
d) Atividades de extensão visando estabelecer o debate e a reflexão crítica sobre as transformações do mundo do trabalho na região.

4 – CONTATO
E-mail: observatoriodepesquisamacae@gmail.com

5 – PUBLICAÇÕES

5.1 - LIVROS
 
Acesse o E-Book “Macaé, do caos ao conhecimento” na íntegra ou por capítulos.
Assista ao vídeo de apresentação do E-Book "Macaé, do caos ao conhecimento"
.

Acesse o e-book Macaé 2030: futuros cenários além do Petróleo

5.2 - REVISTA EM PARCERIA

5.2.1 - Edição especial, através de parceria entre o Observatório da Cidade de Macaé e a revista Estudos de Administração e Sociedade– UFF.
Temática central: “Desenvolvimento Sustentável: perspectivas para Macaé”.
Revista Estudos de Administração e Sociedade, Nireói - RJ, v.5, n°1, janeiro-junho/2020 - Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas para Macaé

5.2.2 – Dossiê temático especial, através de parceria com a revista Vértices da Essentia Editora, Instituto Federal Fluminense (IFF) por meio de parceria com o Observatório da Cidade de Macaé.
Temática central: “Pensar e fazer a cidade: educação e desenvolvimento local”.
Dossiê Temático: Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local – Revista Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.22, n.3, set./dez. 2020.

5.2.3 - Edição especial, por meio de parceria entre a Revista Cadernos de Desenvolvimento Fluminense (CDF) – CEPERJ/UERJ – e o Observatório da Cidade de Macaé.
Temática central: “Desenvolvimento e Integração Regional: perspectivas para Macaé”.
Edição Especial, Cadernos do Desenvolvimento Fluminense – Dossiê: Desenvolvimento e integração regional: Perspectivas para Macaé. Edição eletrônica, n20, 2021.

5.3 – OUTRAS PUBLICAÇÕES EM PARCERIA

5.3.1 -
Miniguia “Alimentando o seu bebê”, produzido por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e publicado em parceria com a Prefeitura de Macaé por meio do Observatório da Cidade.
Alimentando o seu bebê: Miniguia com orientações básicas para escolhas alimentares adequadas, 2020.

5.3.2 -
Guia Prático do Professor - Acessibilidade na Educação do Surdo no Ensino Remoto, produzido por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e publicado em parceria com a Prefeitura de Macaé por meio do Observatório da Cidade.
Guia Prático do Professor - Acessibilidade na Educação do Surdo no Ensino Remoto, 2021.

5.3.3. Apoio técnico às e-mpresas,
produzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e publicado em parceria com a Prefeitura de Macaé por meio do Observatório da Cidade.
Apoio técnico às e-empresas, 2021.


6 –EVENTOS

6.1 - I Seminário “Olhares Acadêmicos sobre Macaé”
11 de dezembro de 2018
Cidade Universitária

6.2 – Lançamento do livro “Macaé, do caos ao conhecimento”
26 de junho de 2019
Brasil Offshore
Centro de Convenções

6. 3 - II Seminário “Olhares Acadêmicos sobre Macaé”
Crise econômica e as transformações na sociedade macaense
12 e 13 de novembro de 2019
Cidade Universitária

6. 4 - III Seminário “Olhares Acadêmicos sobre Macaé”
03/12 - 18h às 21h - Evento virtual
Temática: Gestão Municipal em Tempos de Crise e a Parceria entre o Governo Local e Universidades

7 - BOLETINS

Boletim Ciência Macaé
1ª edição - junho/2020
2ª edição - setembro/2020
3ª edição - dezembro/2020
4° edição - julho/2021
5° edição - agosto/2022
6ª edição - outubro/2022
7ª edição - julho/2023

7.1 - CHAMADA 001/2023 PARA PUBLICAÇÃO EM EDIÇÃO ESPECIAL DO BOLETIM CIÊNCIA MACAÉ
Observatório da Cidade de Macaé torna público o convite aos pesquisadores contemplados nos editais 001/2022, 002/2022, 003/2022 e 005/2022 para a submissão de artigos científicos e relatos de experiência resultantes dos projetos de pesquisa, extensão, monitoria, iniciação científica e tecnológica e apoio técnico desenvolvidos no âmbito do Programa Macaé Conecta 2022, na Edição Especial – Macaé Conecta 2022 do Boletim Ciência Macaé.
Acesse aqui a chamada

8 - PROJETO DE PESQUISA INTERINSTITUCIONAL - MACAÉ 2030
Macae 2030: futuros cenários para Macaé além do petróleo
Atualização cronograma Macaé 2030