Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé

Feira Brasil Offshore Feira Brasil Offshore


A Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que será realizada entre os dias 11 e 14, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, traz uma grande mudança para essa edição. A Conferência Internacional, organizada pela Society of Petroleum Engineers (SPE) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustíveis (IBP) – que custava em torno de R$ 2 mil para os participantes – será totalmente gratuita para os técnicos que se cadastrarem no site da feira. O tema desta edição será a questão da integridade nas operações offshore, tema de grande relevância na região da Bacia de Campos.

Além disso, os assuntos que serão discutidos nas Conferências, que acontecem nos dias 12, 13 e 14, estarão alinhados aos produtos da feira. Ou seja, os expositores vão apresentar equipamentos e tecnologias modernas, que são as soluções para os temas dos debates.

- Essa edição da Brasil Offshore traz para a feira os produtos debatidos na conferência. O projeto de revitalização – o network – tem como objetivo levar os técnicos decisores para a feira. Os organizadores mudaram o tom da feira esse ano. A Conferência é o que alavanca a feira – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Lincoln Weinhardt.

Os temas das conferências abrangerão as três camadas da E&P – Exploração e Produção: no primeiro dia (12), a rocha (do poço ao reservatório); no segundo dia (13), do poço à plataforma (o processo dentro d’água, o chamado subsea) e no terceiro dia (14), acima da água (a plataforma, planta e processos – o top side).

- A SPE e o IBP, além dos técnicos da Petrobras, montaram a grade de palestras. A Petrobras leva em conta que não é só fazer o poço novo e retirar o petróleo e o gás, e sim, manter a produção com respeito ao meio ambiente, segurança para os trabalhadores, entre outros fatores. O foco é que os poços durem anos com segurança, isso vale para reservas dos poços novos do pós-sal e do pré-sal – completou o secretário.

De acordo com Lincoln Weinhardt, os problemas hoje na Bacia de Campos são os mesmos que acontecerão amanhã na estrutura do pré-sal. As lições apreendidas aqui com a exploração e produção de petróleo e gás podem projetar a indústria petrolífera para daqui a 20 anos.

Rodada de Negócios



A sétima feira Brasil Offshore ocorre um mês após a 11ª rodada de leilões de blocos exploratórios da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na edição passada, em 2011, a Rodada de Negócios, realizada pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), em parceria com o Sebrae, gerou R$ 170 milhões em transações.

De acordo com Bruno Musso, da Onip, as rodadas de negócios devem atingir o número recorde de 500 reuniões com a participação de 22 empresas âncoras como operadores e grandes contratantes, e 183 empresas fornecedoras de médio porte, para que esse segmento da indústria de petróleo possa também fechar negócios e fortalecer a política de conteúdo local.

A Feira



A 7ª edição da feira será a maior já realizada e contará com mais de 720 expositores. Em sua sétima edição, o evento terá um pavilhão de 37.000m² - 2 mil a mais que em 2011 -, o qual abrigará os 720 expositores confirmados. Macaé é a base da Petrobras UO-BC e abriga toda a estrutura de suporte à E&P da Bacia de Campos, responsável por mais de 80% da exploração offshore do país.

A Brasil Offshore de 2013 terá como novidade a presença da China, que irá a Macaé pela primeira vez com 30 expositores, o maior número de expositores de um país, seguido pelos Estados Unidos, com 21, e o Reino Unido, com 20. O evento terá, ainda, a presença de países como França, Alemanha, Polônia e Áustria.

O evento, que é a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e SPE - Sociedade de Engenheiros de Petróleo. A Brasil Offshore só perde em tamanho para a Offshore Technology Conference (OTC), realizada em Houston, Texas (EUA) e a Rio Oil & Gas, que acontece no Rio de Janeiro de dois em dois anos.

Rodapé

Prefeitura Municipal de Macaé
AV. Presidente Sodré, 534, Centro
CEP: 27913-080 - Tel.: (22) 2791-9008 - Seu IP: 3.133.131.168