Secretaria de Ordem Pública

capacitacao apresenta conceitos sobre geotecnologia

2019-01-08 15:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto da reunião de apresentação.
Foto: Rui Porto Filho
Objetivo é nivelar conhecimento sobre geotecnologia entre diversos órgãos da administração municipal

Para nivelar o conhecimento sobre geotecnologia entre diversos órgãos da administração municipal, a equipe GeoMacaé ministra, nesta semana, o primeiro módulo do curso na Cidade Universitária. Participam da capacitação representantes da Secretaria de Ordem Pública e Secretarias Adjuntas de Defesa Civil e de Obras.

O coordenador do GeoMacaé, Alfredo Luiz Pessanha Manhães, afirmou que os fundamentos de geotecnologia estão presentes em vários cenários. "Cidades inteligentes entendem seu espaço geográfico e, com isso, auxiliam os gestores públicos na tomada de decisão", afirmou.

O secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, ressaltou que os conhecimentos irão melhorar o mapeamento do órgão. "Nosso mapeamento envolve ameaças e a capacitação irá contribuir para refinar o plano de contingência do município", destacou o secretário.

Para a auxiliar de topografia, Renata Almendro, da Secretaria Adjunta de Obras, a geotecnologia auxiliará nos trabalhos de banco de dados ambiental, mapas temáticos e controle de licenças públicas.

A capacitação, com carga horária de 20 horas, segue até a sexta-feira (11) e busca expandir informações sobre o geoprocessamento. Os profissionais aprendem sobre o acesso ao portal de dados do GeoMacaé e como o sistema tem oferecido subsídios para apoiar a administração municipal em atividades de planejamento e gestão.

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) GeoMacaé oferece dados geográficos das áreas de habitação, zoneamento, ambiente, educação, saúde e outros.

+ Mais Notícias