Chuvas: Governo faz operação especial para monitoramento dos bairros

04/01/2018 17:14:00 - Jornalista: Equipe Secom

Em caso de emergência, a população deve fazer contato pelo telefone 199

Uma força tarefa, reunindo órgãos da municipalidade, está nas ruas da cidade para monitoramento e realização de ações visando minimizar os danos causados pelas chuvas. Desde o fim da tarde de quarta-feira (04) chove no município, ocasionando alagamentos em vários bairros. Defesa Civil capitania a operação, que reúne Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. A orientação do prefeito, Dr. Aluizio, é que o governo esteja na rua para assistência ao cidadão em situação de risco.

Agentes da Mobilidade Urbana estão em ronda pela cidade orientando condutores sobre rotas alternativas, bem como auxiliando a população em qualquer tipo de necessidade. Ordem Pública atua no reforço da operação para que mais pessoal esteja nas vias.

Defesa Civil monitora áreas de risco e aciona órgãos do governo para auxiliar a população nos casos de necessidade de remoção. Esta operação conta com o apoio do Desenvolvimento Social com sua equipe de assistentes sociais. As remoções têm o auxilio do governo municipal e ocorrem, prioritariamente, para casas de parentes e amigos.

A Secretaria de Infraestrutura colabora com a logística de toda a operação, tendo ainda a responsabilidade de acompanhar a eficiência das bombas responsáveis pelo escoamento do canal que margeia a linha férrea e recebe águas pluviais de bairros periféricos.

Há registros de alagamentos nos bairros Campo D'Oeste, Sol Y Mar, Centro, Visconde de Araújo, Miramar, Linha Vermelha, Glória, Novo Cavaleiros, parte baixa da Riviera Fluminense, Malvinas e Nova Holanda. Três casas já foram interditadas (uma parcialmente e duas totalmente) no bairro do Botafogo por conta da queda de um muro.

Em caso de emergência, a população deve fazer contato pelos telefones 199 ou (22) 2765-5528, durante 24 horas.