Agricultura, Senar e Sindicato Rural promovem curso de Agricultura Orgânica

24/05/2010 15:27:25 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Quinze agricultores participam do curso.

A Prefeitura de Macaé iniciou nesta segunda-feira (24), no Horto Municipal, no Imburo, curso de Agricultura Orgânica, direcionado aos agricultores do município. O curso é promovido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, subsecretaria de Agricultura, Sindicato dos Produtores Rurais de Macaé e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-Rio). O curso é pioneiro no município e visa suprir demanda apontada pelo Sindicato depois de levantamento das aptidões do município.

- O produto orgânico tem uma grande procura, baixo custo de tecnologia, pois não utiliza agrotóxicos e pode ser vendido por um preço diferenciado, mais alto. É o primeiro que promovemos e não será o último, pois pretendemos levar a outras comunidades como Serra da Cruz, Madre Silva, Bicudas e Sana. Alguns agricultores do município tem o título de orgânico, mas não a certificação. O objetivo do curso é promover a certificação -, destacou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César, completando que o município possui um bom potencial de consumo, além da população em geral, as grandes empresas instaladas aqui são grandes mercados para comercialização.

O curso é realizado em cinco módulos (dias 24, 26 e 30 de maio e 2 e 10 de junho) com aulas o dia inteiro. Quinze agricultores do Assentamento Celso Daniel e entorno, participam do curso. Os alunos terão aulas teóricas e práticas de manejo, no Horto Municipal.

- O município tem uma tradição agropecuária. Além de todo o atendimento que damos ao agricultor, o Sindicato também visa promover a qualificação do homem do campo. Ao final, queremos um resultado concreto e de sustentabilidade envolvendo três fatores: empregabilidade, desenvolvimento local e empreendedorismo. Agregando a conscientização do valor desse tipo de agricultura. Posteriormente, queremos promover cursos e palestras neste sentido, tornando-os multiplicadores dessa cultura -, explicou a Edla Benjamin, do Sindicato dos Produtores Rurais de Macaé.

De acordo com o instrutor do Senar-Rio, Ricardo Salles, responsável pelas aulas do curso, o foco é o manejo orgânico e seus resultados. “O curso faz um repasse inicial sobre a agricultura orgânica, como se estruturou e, hoje é cercada de tecnologias sociais. Também falamos sobre segurança alimentar, não uso de insumos e oportunidades de mercado. Além da legislação pertinente que é a Lei Federal 10.831, de dezembro de 2007 e a certificação, como ferramenta”, observou.

Salles completa que o curso também trabalha o lado do empreendedorismo, como resultado planejado na mudança de comportamento, fundamental para dar continuidade na evolução da agricultura orgânica. De acordo com o instrutor do Senar-Rio, a terra precisa de 12 a 18 meses de descanso para ser iniciado o plantio orgânico.

Os engenheiros agrônomos da subsecretaria de Agricultura, Darlim Grativol e Rogério Freire de Carvalho Valença também participaram da aula inaugural apresentando o curso para os agricultores. “É a mesma proposta do curso de Agrofloresta que foi ministrado em 2009, no Assentamento Celso Daniel, pela subsecretaria de Agricultura. O objetivo é promover capacitação, agora, com aspectos práticos também. O projeto de Agrofloresta está na segunda etapa, agora com definição de áreas para o agricultor que já tem um planejamento, produzindo mudas no Horto Municipal e levando-as para plantio”, explicou Rogério Freire.