Casa do Empreendedor: Artesãos recebem microcréditos para compra de barracas

28/02/2014 16:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

A assinatura do contrato aconteceu na manhã desta sexta-feira (28)

Dez artesãos que participarão, em abril, da feira de artesanato local, conseguiram, em menos de quinze dias, microcréditos através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), na Casa do Empreendedor. Os microempreendedores do setor de artesanato recebem apoio da Secretaria de Trabalho e Renda para a organização da feira. Os empréstimos adquiridos, com juros de 5% ao ano, serão utilizados na compra de barracas padronizadas para exposição de suas mercadorias.

A assinatura do contrato do microcrédito aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), na Casa do Empreendedor, na avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba.

A feira de artesanato local integra o Programa Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda desde o ano passado. Esse programa inclui a sensibilização da categoria para o conceito de autogestão e conta também com treinamentos e capacitações para o aprimoramento profissional e para o empreendedorismo.

- Este é um momento importante no processo de autossuficiência e independência dos artesãos. Nosso objetivo é promover ações de fomento a essa atividade -, pontuou o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes.

- Na Casa do Empreendedor, todo o processo de legalização e aquisição de microcrédito é desburocratizado e, por isso, agilizado. O Fumdec ainda informa e orienta o microempreendedor em todas as etapas. Nossa intenção é que esses empreendedores adquiram mais autonomia -, ressaltou o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães.

- O fato de passarmos a ter as nossas tendas de exposição nos dá mais independência. Assim poderemos trabalhar também em outros momentos, em feiras nos bairros. Os técnicos do Fumdec nos deram uma palestra na Secretaria de Trabalho e Renda, divulgando o microcrédito. Tudo aconteceu em menos de quinze dias. Agora, a nossa expectativa é enorme. Estamos felicíssimas por isso -, disse a artesã Teresa Bravo, 64 anos, moradora do bairro Parque Aeroporto.

Também a artesã Fabiana Viana, 40, moradora do Lagomar, é Microempreendedora Individual (MEI). Ela complementa a renda familiar com seu trabalho artesanal. "Isto é um grande incentivo. Com as nossas tendas, poderemos trabalhar independentemente do poder público. Ganharemos autonomia. O financiamento foi possível através do Fumdec. Sempre sou bem atendida e orientada na Casa do Empreendedor, destacou.

A previsão é que 58 artesãos participem da feira. Aqueles que tiverem interesse em obter o empréstimo para comprar barracas devem se dirigir à Casa do Empreendedor, das 9 às 17 horas. A análise da documentação apresentada é feita em menos de uma semana.

Os dez primeiros contemplados vão receber, em conta poupança, o recurso já na próxima semana. Os empréstimos foram, em média, de R$ 600,00. Também as seis parcelas do financiamento serão descontadas dessa conta poupança aberta pelo Microempreendedor Individual na Caixa Econômica Federal. As barracas adquiridas pelo grupo de artesãos são padronizada e têm a dimensão de 1,70 m2. Eles vão ainda participar da escolha do nome fantasia da feira de artesanato local.


Fotos Relacionadas