Casa do Empreendedor de Macaé é referência no Estado

20/02/2014 15:57:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

Gestores da prefeitura de São João da Barra visitaram o local

Indicada pela Gerência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como modelo de sucesso, a Casa do Empreendedor recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), a visita de gestores da Prefeitura de São João da Barra. O município pretende, ainda neste ano, implantar esse serviço aos moldes do oferecido pela Prefeitura de Macaé.

O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Vandré Guimarães, e sua equipe apresentaram ao assessor da Secretaria de Planejamento de São João da Barra, João Batista da Silva, os setores de atendimento da Casa do Empreendedor, localizada na avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba.

- A ideia é fantástica. Aqui se percebe as demandas do público. Com a integração dos demais setores da prefeitura é possível a desburocratização dos processos. Aqui o empreendedor encontra suas respostas, disse João Batista.

O serviço prestado pela Casa do Empreendedor está sendo aprovado também pelos usuários. "Fui atendida rapidamente e tudo foi resolvido aqui mesmo. Muito bom. Nota 10", avaliou a microempreendedora individual, Ana Paula de Azevedo, 24, que abrirá um salão de beleza no Centro.

Na apresentação da Casa do Empreendedor, os gestores do Fumdec evidenciaram a busca de integração entre as secretarias que atuam no licenciamento e na fiscalização das empresas. Setores como o de Postura da Secretaria de Fazenda; da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e ainda a Secretaria de Ambiente; o Fumdec (para microcrédito); o Sebrae, entre outros, designaram um profissional qualificado e com perfil específico para atuarem na Casa.

O atendimento é personalizado, traduzindo toda a legislação em uma linguagem informal. Esse procedimento, antes mesmo da Consulta Prévia, evita que as futuras empresas venham a cair em exigências depois de legalizadas. A Casa do Empreendedor oferece também atendimento específico para os contadores de Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).


Fotos Relacionadas